Notícias

Livro de crônicas de Euclides Farias
é lançado pela Imprensa Oficial
09/05/2019
Eduardo Rosas/IOE
O evento literário reuniu jornalistas amigos de profissão, familiares e amantes da boa literatura.
Eduardo Rosas/IOE
Jorge Panzera, presidente da Imprensa Oficial do Estado, prestigiou o evento e ganhou um exemplar autografado pela viúva de Euclides Farias, Daniele Almeida.

O lançamento do livro póstumo “Rir é o melhor corretivo” (Edições IOE, 2018, 133 pág. R$ 30,00) do jornalista Euclides Farias (1958-2018), que morreu em agosto do ano passado prestes a completar 60 anos, se tornou o acontecimento literário da semana, em Belém.

A obra que reúne 45 crônicas escritas por ele, foi lançada na noite desta quarta-feira, 8, na Casa da Linguagem. O público foi recebido com um show de MPB comandado pelo percussionista Paulinho Assumpção e Banda, em homenagem ao autor.

Também foi possível acompanhar uma exposição das ilustrações da obra de autoria do cartunista JBosco Azevedo e de fotografias que Euclides Farias produzia, por hobby, nas horas vagas.

O evento literário reuniu jornalistas amigos de profissão, familiares e amantes da boa literatura.  O jornalista Paulo Roberto Ferreira, relembrou um pouco da convivência com o amigo com quem trabalhou junto nos anos 1980 no jornal O Liberal.

“Era uma pessoa muito alegre, muito companheiro. Tivemos um convívio longo lá no jornal, onde ele cobria muitas coisas do interior, da sociedade” relembrou.

Segundo Ferreira, a convivência extrapolou o ambiente de trabalho. O jornalista disse que sempre lia as crônicas do amigo, comentava, dava palpites. “Ele tinha um estilo inconfundível, um namora entre a literatura e o jornalismo, Ele sabia manejar o texto muito bem além de ser um excelente jornalista”, citou.

“Euclides era um amigo muito dileto que eu admirava muito, tinha um bom texto, escrevia bem. É importante esse registro de como ele via o mundo sendo eternizado em livro” acrescentou o jornalista e radialista Edgar Augusto, amigo de longa data de Farias.

A viúva de Euclides Farias Daniele Almeida, que enfrentou uma longa fila para autografar o livro, contou que a família toda estava muito feliz “com este momento que foi um momento que o Euclides sonhou e se tornou o nosso sonho também, de ver as histórias dele sendo contadas em um livro”.  Ela agradeceu a Imprensa Oficial que editou o livro. “Euclides foi assertivo quando ele procurou a Imprensa Oficial pra lançar o livro dele, que saiu conforme ele imaginou. Para a literatura paraense vai ser um grande presente, porque as crônicas do Euclides são fantásticas. Ele nos passa leveza” concluiu.

“Euclides era um amigo, uma pessoa generosa de muito talento. E esse lançamento mostra pra nós a necessidade de intensificar ainda mais o trabalho da editora da Imprensa Oficial, construindo uma política pública de edição, de publicação, valorizando a nossa cultura, os nossos escritores. Esse lançamento é um ponta pé inicial que devemos intensificar de publicação de autores paraenses” pontuou Jorge Panzera, presidente da Imprensa Oficial do Estado.

Fonte: Imprensa Oficial