Notícias

Livro narra o massacre dos garimpeiros de Serra Pelada
17/05/2019

O jornalista e escritor Paulo Roberto Ferreira lança no próximo dia 22, a partir das 18 horas, na sede da Editora Paka-Tatu, localizada Rua Bernal do Couto, entre Generalíssimo e Dom Romualdo de Seixas, o seu novo livro Encurralados na ponte: o massacre dos garimpeiros de Serra Pelada.

A publicação é fruto de inúmeras entrevistas e ampla pesquisa documental no Arquivo Nacional, na Biblioteca Nacional, na Câmara Federal, na Fundação Casa da Cultura de Marabá e nos acervos digitais dos grandes conglomerados da mídia do Brasil.

O objetivo foi para atualizar a violência ocorrida há 32 anos quando forças policiais do Estado do Pará abriram fogo, sob ordem ou conveniência do governador Hélio Gueiros, contra mais de 300 pessoas.

Entre eles garimpeiros, mulheres grávidas, jovens e crianças que estavam na ponte rodoferroviária de Marabá, por onde transitava o minério de ferro da Vale, em 29 de dezembro de 1987. Havia uma negociação em curso para desocupar a ponte, mas ela foi interrompida com a abertura do fogo.

O livro revela, ainda, o modus operandi, inclusive com paralelo ao Século XXI, sobre as relações entre o Estado brasileiro e os grandes projetos internacionais de ocupação da Amazônia para explorar o minério, terra, água, energia, madeira e outras commodities exportadas que deixam mínimos benefícios para o País, à região e as comunidades.

“O texto resgata a memória da luta dos garimpeiros, conclama a sociedade à resistência e à participação social. A publicação é uma denúncia viva dos conflitos gerados por um modelo de desenvolvimento e de consumo que expropria os direitos da população local, afeta a cidade e o meio rural e não garante a sobrevivência das futuras gerações e do planeta. Ficam buracos, desaparecidos, mortos e cruzes fincadas pelas terras, pontes, estradas e rios da Amazônia paraense”, assinala Paulo Roberto.

Fonte: Imprensa Oficial