Notícias

Pacientes com HIV recebem espaço de leitura do Livro Solidário
22/05/2019
Eduardo Rosas/IOE
Localizada no térreo da UAT, o espaço de leitura do Livro Solidário é composto por estantes e variados tipos de livros.
Eduardo Rosas/IOE
Ellana Silva disse que a Imprensa Oficial já entregou mais de 30 espaços de leitura instalados na Região Metropolitana e no interior do Estado.
Eduardo Rosas/IOE
A leitura distrai a mente, faz esquecer os problemas e sair da realidade.

Dinâmicas de grupo, recital de poesias, brincadeiras e mágicas marcaram mais um ação do projeto Livro Solidário, da Imprensa Oficial do Estado, com a entrega de um espaço de leitura, que vai beneficiar os usuários da Unidade de Acolhimento Temporário (UAT), da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). A ação ocorreu na tarde de quarta-feira, 21, na sede da UAT, localizada na Avenida Generalíssimo Deodoro.

Instalado ao lado da escada localizada no térreo da UAT, o espaço de leitura do Livro Solidário é composto por três estantes com variados tipos de livros, entre contos, infanto-juvenil, romance, informativos e gibis, além de um tapete de EVA infantil, para atender a demanda de usuários que passam pela unidade, geralmente residentes no interior do estado que estão em tratamento de saúde na capital por conta do HIV/Aids.

O espaço foi aprovado pela estudante do ensino médio do município de Parauapebas, M.C, de 21 anos, que acompanha a mãe há cinco anos no tratamento de saúde que tem que fazer na capital. “Esse espaço vai fazer a gente unir o útil ao agradável. Ler é muito importante. Quando a gente tem TV e distrações, esquece um pouco da leitura. Por ser uma área de acolhimento, muitas vezes o ambiente se torna muito sério. Então, a leitura será uma boa distração”, contou a jovem.

A mãe, L.C, de 41 anos, se sentiu motivada com a possibilidade de folhear os livros do novo espaço. “É uma idéia muito boa. Eu gosto muito de ler. A leitura distrai a mente, faz a gente esquecer os problemas e sair da realidade”, contou a paciente.

Diagnosticada com câncer de colo do útero no final de 2018, L.C. está internada na Unidade da Sespa há mais de um mês, onde recebe o apoio dos profissionais no tratamento de quimioterapia e radioterapia que realiza no Hospital Ophir Loyola. “É a terceira vez que somos acolhidos na UAT. A primeira delas passei 15 dias em tratamento, na segunda vez foram mais dez dias e agora não há previsão de alta”, explicou.

Durante a ação, os usuários da UAT e profissionais puderam interagir mostrando os livros novos da mini biblioteca. Para alegrar a tarde, houve dinâmicas, números de mágica com o servidor da Imprensa Oficial, Eli Carlos, recital de poesia com o escritor, poeta e cordelista, Juracy Siqueira, além da apresentação do grupo de humanização da Santa Casa.

Ao agradecer a parceria com a Sespa, a coordenadora do Livro Solidário, Ellana Silva, disse que a Imprensa Oficial já entregou mais de 30 espaços de leitura instalados na Região Metropolitana e no interior do Estado. “A gente espera que este espaço seja muito bem utilizado pelos pacientes e profissionais que trabalham nesta unidade. Sabemos que a leitura abre muitos caminhos e possibilidades, além da oportunidade de refletir e pensar novos horizontes”, disse.

A diretora da UAT, Adenilza Conceição, agradeceu ao apoio e disse que o novo espaço tem “uma importância imensa, já que a leitura transforma o pensar humano. Com a vinda desses livros pra cá, nosso profissionais intensificarão um trabalho que já vem sendo feito. A leitura é muito importante por trabalhar o pensamento, os momentos que estão em conflitos psicológicos”.

Também participaram da ação Marcos Normando, coordenador da 1ª Unidade de Referência da Sespa, Renan Normando, da Fundação Cultural do Pará (FCP) e Edinaldo Silva, da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV e Aids, que também aproveitaram para doar mais livros ao novo espaço.

Texto: Julie Rocha

Fonte: Imprensa Oficial