Notícias

TCM-PA faz contratação de 50 certificados digitais
04/11/2019
Eduardo Rosas
Sérgio Leão - Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA)
Eduardo Rosas
Thiago Campelo (Gerente da Certificação Digital da IOEPA), Sérgio Leão (Presidente do TCM-PA) e Jorge Panzera (Presidente da IOEPA)
Eduardo Rosas


O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), Sérgio Leão, foi recebido nesta segunda-feira (4), pelo presidente da Imprensa Oficial do Estado do Estado do Pará (Ioepa), Jorge Panzera, e pelo gerente do setor de Certificação Digital da Ioepa, Thiago Campêlo, para assinatura de 50 certificações para o TCM-PA.
Sérgio Leão explicou que toda a área técnica do TCM-PA passará a usar os certificados digitais, que são necessários para trabalhar com o sistema de processamento eletrônico daquela instituição. “Com as assinaturas digitais de todos os procedimentos eletrônicos ocorrerá uma maior conexão de todos os nossos serviços. Com a certificação, ampliamos a nossa atuação e a Ioepa também consolida essa nova área de trabalho, que a Imprensa Oficial vem desenvolvendo”, disse Sérgio Leão. Além da certificação do próprio tribunal, o presidente do TCM-PA informou que fez a certificação de mais 49 gestores municipais. Sérgio Leão ressaltou que a visita serviu, ainda, para estabelecer um diálogo para a ampliação de uma agenda de cooperação entre as duas entidades, em ações futuras.

Thiago Campêlo, gerente do setor de Certificação Digital da Ioepa, disse que a contratação de certificados digitais feita pelo TCM-PA é muito importante, porque ratifica a confiança no serviço oferecido pela Imprensa Oficial do Pará. “O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado contará com uma maior agilidade nos procedimentos dos processos internos, junto aos municípios paraenses. A certificação digital tende a encurtar espaços, derrubar barreiras, diminuir burocracias e agilizar processos. E dentro do trabalho do TCM-PA, a agilidade e a segurança das informações são de suma importância”, definiu Thiago Câmpelo. Ele destacou que para a Ioepa, essa contratação é bem vinda porque é uma demonstração de confiança no serviço oferecido pela Ioepa.

Jorge Panzera informou que o certificado digital produzido pela Imprensa Oficial do Estado do Pará, em parceria com a Imprensa Oficial de São Paulo (Imesp) é o certificado com o preço mais acessível do mercado, além de trazer uma chancela pública, tanto da Ioepa como da Imesp, que garante mais segurança à certificação. “O fato de uma instituição como o TCM-PA adquirir nossos certificados, dá ainda mais credibilidade aos nossos serviços”, opinou. Panzera. Ele ressaltou que a visita de Sérgio Leão serviu ainda para a troca de ideias sobre outras parcerias, que podem ser feitas entre as duas instituições, envolvendo o Diário Oficial do Estado (DOE) e novos caminhos também a certificação digital. “Foi um momento importante, que nos ajuda a valorizar o produto Certificação Digital, mas também para abrir um conjunto de outras tratativas junto ao TCM-PA”, definiu o presidente da Ioepa.

CERTIFICADO DIGITAL- O certificado digital é uma identidade eletrônica para pessoas ou empresas. Com ele, é possível garantir de forma inequívoca a identidade de um indivíduo ou de uma instituição, sem uma apresentação presencial. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico. A certificação é muito útil para agilizar assinatura de documentos, pois é a partir dele que é possível obter a assinatura digital. Ela imprime autenticidade em transações online e outras funcionalidades. São dois tipos de produtos ofertados pela Ioepa: o e-CPF, para pessoa física e o e-CNPJ, para pessoa jurídica.

Para estes produtos, a Ioepa possui dois tipos de certificados digitais: o modelo A1, que é gerado e armazenado no computador pessoal, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens. E o modelo A3, onde os dados são gerados, armazenados e processados em um cartão inteligente ou em Token, permanecendo invioláveis, únicos e com mobilidade.

SERVIÇO:
Em Belém, a certificação digital da Ioepa é feita na travessa do Chaco, 2271, no bairro do Marco, em Belém. A emissão do e-CPF e do e-CNPJ pode ser feita mediante agendamento, pelos telefones: (91) 4009-7843/4009-7828 ou email: ar@ioe.pa.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.ioepa.com.br

Texto Ailson Braga
Fotos Eduardo Rosas

Fonte: