Notícias

Imprensa Oficial recebe imagem de Nossa Senhora de Nazaré
07/10/2020
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa

Servidores da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) viveram momentos de fé e adoração na manhã desta quarta-feira (07), durante a tradicional visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à sede da autarquia, nas comemorações do 228º Círio de Nazaré. A imagem peregrina chegou por volta das 10h50, sendo recebida pelo presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, e só saiu do prédio às 12h20, após abençoar cada setor da Ioepa.
 
Por questões sanitárias, seguindo os protocolos de distanciamento recomendados pelos órgãos de saúde, a tradicional homenagem foi realizada pela primeira em uma área coberta do pátio da Imprensa Oficial, com celebração do padre Pedro Dioclésio Francisco, ao som de louvores e adoração à Padroeira da Amazônia, do cantor Alexandre Dias.

Durante a celebração, o pároco chamou a atenção para o momento especial em que todos os brasileiros e paraenses estão vivendo com a pandemia do Covid-19, que exige fé e esperança. Além de ressaltar a importância da união e comunhão em família para vencer os momentos de dificuldades, ele disse que o Círio 2020 apresenta um contexto especial, com a presença de Maria, a intercessora de Jesus, trazendo a “boa notícia” do fim de uma pandemia.
 
Para Jorge Panzera, receber a Padroeira dos paraenses e da Amazônia no contexto atual em que a humanidade passa, quando mais de um milhão de vidas já foram perdidas para a pandemia do Covid-19, trazendo uma mensagem muito esperançosa para para todos nós, é entender que precisamos “valorizar os principais ensinamentos cristãos, de comunhão, fraternidade e solidariedade, para enfrentar esse momento difícil e abrir um novo caminho para a humanidade”.

Foram momentos de louvores e adoração que emocionaram servidores e devotos de Nossa Senhora. Muito emocionada, a servidora Marluce Oliveira, do Portal do Conhecimento, lembrou que o mês de outubro é esperado com muita alegria no coração. “Realmente é uma época que me emociono muito como se fosse meu Natal, mas esse ano está sendo diferente, cheio de restrições e com uma mistura de saudade pela perda do meu pai,que desde a infância me ensinou a gostar do Círio”, lembrou ela.
 
Para a servidora Aldina Assunção, que trabalha na Loja da Imprensa Oficial, a visita da imagem de Nossa Senhora é sempre emocionante e traz muitas expectativas. “É um ano diferenciado, de crescimento com tudo que estamos vivenciando e ainda vamos vivenciar, mas a fé permanece”, contou.

Visita aos setores

Após a celebração, a imagem peregrina visitou todos os setores da Imprensa Oficial, permanecendo na sede da autarquia por quase duas horas, o que agradou a muitos devotas de Nossa Senhora, como dona Socorro Pinto, do departamento de encadernação da gráfica da Imprensa Oficial. “Foi a organização mais bonita de todos homenagens da Imprensa Oficial”, elogiou ela, ao completar: “tenho 31 anos de Imprensa Oficial e nunca tinha visto a Santa ir em todos os setores e nem passar tanto tempo no prédio”, contou ela.

A diretora de Documentação e Tecnologia da Ioepa, Helena Nahum, explicou que a homenagem à Nossa Senhora já é uma tradição da Imprensa Oficial que se repete há 15 anos, sempre na semana que antecede a procissão maior do Círio de Nazaré. “Neste ano, em especial, fomos privilegiadas porque pela primeira vez a imagem percorreu todos os departamentos da autarquia. Ela (a Santa) decidiu ficar mais tempo conosco, levando bênçãos a todos os setores”, disse.

Segundo ela, a ação é resultado de uma força-tarefa de profissionais dos setores como o Gabinete, Gerência de Recursos Humanos e Gerência Administrativa para garantir um espaço acolhedor aos servidores e colaboradores que participaram da missa campal em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Texto: Julie Rocha
Fotos: Eduardo Rosas
Ascom/Ioepa

Fonte: