Notícias

Ioepa e AGE assinam acordo de cooperação técnica
14/06/2021


A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) e a Auditoria Geral do Estado (AGE) firmaram parceria por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica, para melhorar o acesso à base de dados do Diário Oficial do Estado (DOE), além de normatizar e padronizar os conteúdos a serem publicados no DOE. Com esse acordo, a AGE terá acesso a dados referentes às publicações de matérias nos Diários Oficiais existentes nas bases de dados da Ioepa, resguardadas as de caráter sigiloso.  O termo foi assinado pelo auditor-geral do Estado, Rubens Leão, e o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, na última sexta-feira (11).

 

Segundo Jorge Panzera, presidente da Ioepa, com a cooperação técnica haverá mais transparência nos processos e na atuação do Governo do Estado. “A garantia de um acesso seguro vai tornar a pesquisa mais ágil a pesquisa de documentos por parte da AGE e, com isso o Estado vai agilizar processos, recursos, pedidos e ações da sociedade”, avaliou Jorge Panzera.

 

Jorge Panzera reforçou que essa parceria será um importante instrumento de controle da máquina pública. “A AGE tem o importante papel de desenvolver políticas públicas para, junto com todos os órgãos do Executivo, fazer com que o dinheiro público seja melhor investido, e o trabalho feito pela Auditoria ajuda ainda mais a gente a desenvolver e transformar o Estado, conforme orientação do governador”, pontuou Panzera.

 

AGILIDADE - O objetivo, segundo Rubens Leão, é agilizar e qualificar o trabalho de auditoria que é feito pelos auditores do órgão. “Além de uma maior transparência nos atos do poder público, vai facilitar o controle pelos cidadãos, pois a sociedade em geral poderá, de uma maneira célere, consultar os atos do poder público e ter conhecimento da rotina da administração pública”, explicou o gestor.

 

Após os ajustes na base de dados do Diário Oficial, o que deve durar cerca de 90 dias, a AGE irá encaminhar um ofício aos órgãos do Executivo para que eles possam se adequar às normatizações e padronizações dos conteúdos a serem publicados do DOE.

 

Estavam presentes à reunião o auditor-geral do Estado, Rubens Leão; o presidente da Ioepa, Jorge Panzera; o auditor-adjunto do Estado, Franney de Oliveira; a diretora de Documentação e Tecnologia da Ioepa, Helena Naum; e o coordenador de TI da AGE, Roberto Mendes. Com informações da Ascom da AGE.

Fonte: