Notícias

Imprensa Oficial do Estado do Pará homenageia profissionais gráficos
07/02/2018

Mão de obra principal que movimenta a dinâmica produtiva da Imprensa Oficial do Estado (IOE), os servidores que desempenham a função de gráficos na autarquia foram homenageados nesta quarta-feira, 7, dia dedicado a esses profissionais. Eles compõem boa parte do quadro funcional, desempenhando atividades desde a produção de material gráfico até a impressão do Diário Oficial do Estado (DOE), cuja equipe trabalha no período noturno.

Raimundo Freitas, de 62 anos, quarenta e um deles trabalhando na autarquia, disse que se sente realizado na profissão. “Foi com esse trabalho que criei meus filhos e até hoje mantenho minha família”, contou. Freitas falou das transformações que a profissão de gráfico tem passado ao longo dos anos. “Eu comecei na tipografia, que utilizava chumbo, e as máquinas eram muito pesadas. Depois vieram as de linotipo bem mais eficientes e leves de trabalhar. Agora estamos com máquinas digitais que têm melhorado a qualidade dos nossos serviços”, rememorou.

Augusto Neto, diretor Técnico da IOE, disse que “apesar de toda essa transformação ter causado algumas mudanças na profissão - muitas vezes com perda de empregos- a IOE tem buscado formas de qualificar os profissionais que hoje são lembrados em seu dia”. Ele contou que muitos gráficos que trabalham na autarquia são, infelizmente, reticentes a essas qualificações. “É uma pena, pois deixam de se profissionalizar e alcançar outras funções que o avanço tecnológico proporciona e que vem acontecendo em todo o Brasil e no mundo”, ponderou.

O Dia do Gráfico foi criado no ano de 1923 em razão de uma greve que aconteceu entre os gráficos que lutavam por melhores salários e condições de trabalho mais dignas. O ourives alemão Johannes Gutenberg, nascido no Século XV, é o personagem histórico que representa a categoria. Ele foi o inventor da impressão e difusor do trabalho gráfico, tendo aperfeiçoado a técnica de impressão em uma época em que o acesso aos livros era privilégio do clero e da elite.

Texto: Ronaldo Quadros
Ascom Imprensa Oficial do Estado 

Fonte: Imprensa Oficial