Notícias

Livro raro editado pela IOE e Grêmio Português é lançado em Brasília
26/04/2018

A Imprensa Oficial do Estado participou nesta sexta-feira, 27, em Brasília, do lançamento em versão fac-símile, do livro raro Arte de Cosinha, de João da Matta, famoso cozinheiro real, a partir da edição datada de 1876.

A obra contém mais de dez receitas de jantares preferidos da Família Real de Portugal e Imperial Brasileira, revelando as preferências gastronômicas da época. O livro apresenta todos os detalhes dos banquetes confeccionados na época para a família real portuguesa, e as receitas completas de todos os quitutes e pratos servidos, com enorme rigor e riqueza de detalhes, desde a massa do famoso bolinho de bacalhau ao recheio do doce e saboroso pastel de Santa Clara.

A reedição em fac-similada só foi possível graças a uma parceria bem-sucedida entre o Governo do Estado do Pará, por meio da Imprensa Oficial do Estado, e o Grêmio Literário Português de Belém do Pará, uma associação recreativa luso-brasileira com 150 anos de existência. Participam ainda, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Luís Carneiro, e o presidente da IOE Cláudio Rocha, que assina apresentação da obra.

O livro compõe o acervo de uma das mais importantes e longevas bibliotecas de nosso Estado, a Biblioteca “Fran Paxeco”, que pertence à Associação do Grêmio Literário e Recreativo Português. Com cerca de 40 mil volumes e uma coleção de obras raras que datam dos séculos XVI ao XVIII, a Biblioteca Fran Paxeco é resultado de um acervo particular, mas é aberta para pesquisas, acessível ao público em geral.

Segundo o Embaixador de Portugal Jorge Cabral o lançamento do livro “é sem dúvida mais um elemento de fortalecimento e união dos laços entre o Brasil – o Estado do Pará e Portugal, que vivem um momento de grande intensidade, e representa uma inquestionável valorização do patrimônio cultural de Portugal”, pontua.

Para o Presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará Cláudio Rocha, “é de grande importância que possamos ajudar no projeto de conservação e acessibilidade das obras raras da biblioteca que, segundo alguns historiadores, é considerada o terceiro gabinete português de leitura do Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e da Bahia”. No dia do evento estarão à venda, exemplares da obra, cujas receitas reverterão para a Biblioteca “Fran Paxeco”.

Texto: Ronaldo Quadros

Ascom Imprensa Oficial do Estado 

Fonte: Imprensa Oficial