Notícias

Visita à Imprensa Nacional reforça criação de projetos culturais no Pará
16/04/2019

Representando a Imprensa Oficial do Estado do Pará, a coordenadora de Comunicação Institucional, Leila Marcia Santos, esteve em Brasília, na última sexta-feira, 12, para conhecer a sede da Imprensa Nacional, que abriga a história da Imprensa e da indústria gráfica no Brasil, além de observar as experiências com o Museu da Imprensa.

Em sua bagagem, Leila Marcia levou vários títulos publicados pela Imprensa Oficial do Pará para doá-los à Imprensa Nacional. São livros de turismo, cultura local, monumentos históricos, poetas paraenses e outros temas.

Recebida pelo diretor-geral, Pedro Bertone, falou das primeiras mudanças na gestão do presidente Jorge Panzera, com a substituição do papel do Diário Oficial por uma versão 100% digital, e sobre a proposta de criação de uma editora pública e de um memorial para aproveitar o acervo histórico da instituição e as obras editadas pela Imprensa Oficial no Pará.

“Com a eliminação da versão impressa do Diário Oficial, no final de fevereiro, nossa proposta é otimizarmos a gráfica para a produção de serviços editoriais voltados à memória e à cultura da sociedade paraense”, comentou ela, ao reforçar que a visita à Imprensa Nacional, “reveste-se de uma troca de experiências e vai fortalecer ainda mais a execução das propostas da Imprensa Oficial do Pará”.

Para Bertone, a visita da servidora paraense só enalteceu a iniciativa de buscar orientações para novos projetos que fortalecem a Imprensa Oficial do Pará. Segundo ele, a descontinuidade dos diários oficiais nos estados brasileiros “é uma realidade que permeia grande parte das Imprensas Oficiais, já que que a mídia digital oficial veio para ficar”. 

Ele ressaltou ainda que o Parque Gráfico da Imprensa Nacional continua produzindo serviços gráficos de interesse público. “Essa ideia da IOE do Pará ter outros projetos de cunho cultural é muito importante e espero que vocês consigam implantá-los em seu estado”, disse o diretor-geral.

Leila Márcia também visitou o Museu da Imprensa e o Parque Gráfico da Imprensa Oficial, na companhia do diretor Rubens Cavalcante Junior, que repassou informações sobre o acervo da instituição, sua administração e agendamento de visitas. Trocou ideias e ouviu outras informações ligadas à cultura e histórias da Imprensa Oficial do Brasil. Também acompanharam a visita o coordenador de Editoração e Divulgação Eletrônica dos Jornais Oficiais, Alexandre Machado, e o assessor de Comunicação Social, Cristóvão de Melo.

Texto: Ascom IOE 

Fonte: imprensa oficial