Notícias

Sessão solene vai comemorar
os 128 anos do Diário Oficial
28/05/2019
Ascom IOE
Jorge Panzera foi recebido pelo presidente da ALEPA Dr. Daniel Santos que deu seu aval para a Sessão Especial pela passagem dos 128 anos do DOE.

Atualizada às 17h45 de 29/05/19

O presidente da Imprensa Oficial do Estado Jorge Panzera esteve reunido na manhã de hoje, 28, com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará deputado Dr. Daniel Santos, para discutir a viabilidade de uma Sessão Solene a ser realizada no dia 27 de junho, em homenagem aos 128 anos de existência do Diário Oficial do Estado.

O motivo da Sessão Solene se dará pela importância da casa legislativa e pelo fato do Palácio da Cabanagem, onde está localizada a Assembleia Legislativa, ter sido o primeiro prédio onde funcionou a imprensa Oficial do Estado do Pará.

Impresso pela primeira vez em 1891, o Diário Oficial do Estado do Pará completa no próximo dia 11 de junho 128 anos, num momento muito especial com o encerramento de sua versão impressa, passando a ser veiculado somente por sua versão digital.

Segundo Jorge Panzera o Diário Oficial se afirmou ao longo de sua história como veículo de comunicação eficaz através do qual a imprensa Oficial efetiva o preceito constitucional de dar publicidade e transparência aos atos praticados pela administração pública.

“Não há sistema democrático sem que seja observado o princípio da publicidade aplicado à administração pública. Por se tratar de atividade pública da administração, todos os processos que o poder público desenvolve devem estar abertos a todos os cidadãos, não é admissível que existam atos sigilosos e confidenciais” pontua Panzera.

“Comemorar esses 128 anos de Diário Oficial no Estado significa celebrar e afirmar princípios essenciais às sociedades democráticas, como o princípio da transparência sem o qual a democracia seria ilusória. Nada mais justo esta presente Sessão Especial ser realizada na Casa do povo paraense – a Assembleia Legislativa do Estado – espaço onde funcionou a primeira sede da Imprensa Oficial do Estado do Pará - compondo parte relevante de sua história institucional” finalizou o presidente da IOEPA.

Fonte: imprensa oficial