Notícias

Apresentação do“Prêmio Dalcídio Jurandir” em Santarém
17/11/2019
Weldon Luciano
Jorge Panzera, presidente da Imprensa Oficial do Espado do Pará
Weldon Luciano
Weldon Luciano
Moisés Alves, da Editora Pública apresenta o edital do "Prêmio Dalcídio Jurandir 2019""
Weldon Luciano
Parte do público presente


A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) apresentou o edital “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” na Festa Literária de Santarém, no sábado (16). O evento, que ocorreu no estande da própria Ioepa, localizada no Espaço Pérola do Tapajós, contou com a presença do presidente da Ioepa, Jorge Panzera e de Moisés Alves, representante da Editora Pública. A iniciativa irá premiar obras literárias inéditas em prosa e poesia de escritores do Estado.

O “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” é o primeiro da linha de editais públicos de publicações que a editora do governo do Estado, por meio da Imprensa Oficial, está lançando a partir da instituição do decreto do governador Helder Barbalho.

O objetivo é incentivar a publicação de obras de escritores de todas as regiões de integração do Estado: Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins, Xingu. “O edital é fruto de um debate realizado em diversas regiões do Pará, quando buscamos atender à reivindicação do movimento literário, que defende a descentralização da capital e, então, buscamos construir esse edital para valorizar a literatura de cada região do Estado”, declara Moisés Alves.

Para o presidente da Ioepa, a apresentação do edital nas festas literárias é fundamental para divulgação do trabalho, dando oportunidade a um número maior de escritores de participarem da seleção. “Queremos chamar os escritores para prepararem seus trabalhos e que participem desta seleção pública, mantendo a lógica de uma política pública para todo o Estado. Neste momento estamos no trabalho de divulgação e de esclarecer como funciona a seleção para que as pessoas possam ter acesso e que façam a inscrição, concorrendo a publicação do seu livro”, afirmou Jorge Panzera.

O edital está disponível no endereço site da Imprensa Oficial do Estado (www.ioepa.com.br).

Texto: Weldon Luciano
Fotos: Ângela Cunha Secult/Pa

Fonte: