Notícias

Imprensa Oficial entrega quarto livro da série Minha História, Nossa Cultura
31/01/2020
Eduardo Rosas
CARIMBÓ, livro da série Minha História, Nossa Cultura
Eduardo Rosas
Giovanni Blanco (IPHAN), Allan Brandão (Diretor Industrial da Ioepa), Sidiclei Barros (chefe de gabinete Ioepa), Moisés Alves (editora pública Dalcídio Jurandir) e Andréa Cardoso (IPHAN)
Eduardo Rosas
Eduardo Rosas


Foram entregues na manhã desta quinta-feira (30) os exemplares do livro “Carimbó”, publicado pela editora da Imprensa Oficial do Estado. Trata-se do quarto volume da série “Minha História, Nossa Cultura”, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No total, foram impressos mil exemplares em formato ‘pocket’, com 87 páginas.

“A obra proporciona ao leitor mergulhar na história de uma das mais expressivas manifestações culturais do nosso povo”, comentou na apresentação do livro o presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera.

O livro “Carimbó” foi organizado por Cyro de Almeida Lins e Giovanni Blanco Sarquis, com textos de Andreu Lima e Edgar Chagas Jr e deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano no Congresso Estadual do Carimbó, organizado pelo Iphan. A parceria entre as duas instituições já resultou na publicação de três livros da série: 'Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas', 'Festividades do Glorioso São Sebastião na Região do Marajó' e 'Festividade de São Benedito e a Marujada de Bragança'.

“Essas obras são resultado de pesquisas sobre bens imateriais relevantes à sociedade que foram bem recebidos numa parceria muito importante com a Imprensa Oficial”, comentou o arquiteto do Iphan, Giovanni Blanco Sarquis, que esteve na sede da Ioepa, ao lado da arquiteta Andrea Cardoso, responsável pela diagramação do próximo livro que será impresso pela Ioepa, “Engenhos do Pará”, sobre as ferrovias do nordeste paraense.

Recebidos pelo diretor industrial, Alan Brandão, pelo assessor Fabrício Piani e Moisés Alves, da editora da Ioepa, os profissionais do Iphan também visitaram o parque gráfico da Imprensa Oficial para conhecer o processo de produção e impressão de livros e outros materiais impressos pela autarquia.

Texto: Julie Rocha
Fotos: Eduardo Rosas
Ascom/Ioepa

Fonte: