Notícias

Títulos de autores paraenses vão circular pelo estado
10/05/2021
Em uma reunião ocorrida nesta segunda-feira (10), entre o presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), Jorge Panzera; Moisés Alves coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir da Ioepa; e Ciro Mangas, da Editora Didática, ficou acertada a venda de mais de 25 títulos produzidos pela editora da autarquia para o Sesc Pará, por meio do Edital de Cultura Aldir Blanc, gerido regionalmente pela Secretaria de Cultura do Pará (Secult).  
 
Carlos Mangas explicou que a Didática está habilitada pelo Sesc para comprar livros de autores independente, editoras, livrarias e sebos e fazer a venda ao Sesc Pará, que fará a distribuição das obras para bibliotecas comunitários em todo o Estado. “A Secult contratou o Sesc pelo edital de compras de livros da Aldir Blanc e nós, da Didática, estamos habilitados a vender ao Sesc os livros de autores paraenses. Tomamos contato com o catálogo da Ioepa que, possui muitos títulos de autores locais que nos interessa”, informou Ciro Mangas.

Moisés Alves afirmou que a Ioepa tem um patrimônio de mais de 100 títulos que, somados, chegam a 15 mil livros produzidos e editorados pela Dalcídio Jurandir. “A chance de ver parte desses livros circularem pelo Pará é inestimável. Além de valorizar a literatura e os autores paraenses, é fundamental para a sociedade paraense conhecer essas produções. O primeiro passo de valorização de novos autores é o fomento, e isso já fizemos com a criação da Editora Pública da Ioepa, o segundo agora é a circulação dessas produções”, opinou Moisés Alves.

O coordenador da editora pública da Ioepa ressaltou que com o Edital do Sesc e da Lei Aldir Blanc, a Ioepa está vendendo cerca de 25 títulos e mais mil livros. “Isso representa nossa movimentação de vendas da Feira do Livro. Estaremos até o final do ano concretizando mais algumas vendas nesse montante”, informou Moisés Alves.

Fonte: Texto: Ailson Braga Fotos: Eduardo Rosas (Ascom/Ioepa)