Notícias

Portal do Conhecimento e Gueto Hub estreitam laços culturais
29/07/2021

O Portal do Conhecimento, projeto da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), recebeu nesta quarta-feira (28) a visita do engenheiro cartográfico Jean Ferreira,  coordenador do Gueto Hub. Ele veio acompanhado de Luísa Carvalho, que também atua na coordenação do espaço criativo localizado na divisa dos bairros Jurunas e Condor, em Belém do Pará. “Nossa visita tem como objetivos retribuir a visita do Portal do Conhecimento ao Gueto Hub e estreitar os laços entre nós e a Ioepa, para estabelecer possíveis parcerias no futuro”, afirmou Jean Ferreira. A visita foi acompanhada pela assessora do Portal, Lana Sanreth.

Os integrantes do espaço criativo no Jurunas conheceram sobre a dinâmica de doações de livros do Portal do Conhecimento. “Para nós é importante saber como o Portal trabalha essa questão, porque nós também sobrevivemos de doações de livros”, destacou Jean.  Ele ressaltou que o espaço foi criado com a intenção de ser um local acolhedor, sem cerimônias: “Criamos o Gueto Hub para as pessoas se sentirem em casa, pegar um livro, trabalhar ou estudar”.

O coordenador do projeto do Jurunas frisou que a atuação da Ioepa no que se refere à editoração de obras literárias, notadamente de autores paraenses, é importante para a cultura do livro e da leitura. “Nós sabemos que os escritores fazem tudo por conta própria, bancando os custos de suas produções; então, ter a Imprensa Oficial como uma possibilidade de ajudar nesse processo é muito importante”, opinou Jean Ferreira.

PORTAS ABERTAS - Jean Ferreira afirmou que o Gueto Hub, que abriu suas portas no último mês de maio (2021) com o projeto “Museu D’Água”, que é um espaço histórico, cultural e artístico de resgate e salvaguarda da memória das pessoas e das paisagens do bairro do Jurunas, em Belém, que formam as áreas periféricas do “Distrito D’Água”.

Segundo ele, a ideia do espaço surgiu do Sebo do Gueto, que tem um papel importante de promoção da leitura nas periferias. “Mas além do sebo, nós também sentimos a necessidade de oferecer suporte para outros negócios locais e para outros segmentos da cultura. A casa conta com o coworking, a biblioteca comunitária, a galeria de arte, o museu comunitário, salas privadas e uma lanchonete para os visitantes e vizinhança”, informou.

GUETO - O museu ocupa o espaço de uma casa de madeira de mais de 40 anos, reformada com incentivos culturais pela família de Jean Ferreira, morador do Jurunas e idealizador do projeto, que agora oportuniza desenvolver pesquisa histórica e afetiva tendo um museu para a comunidade.

PORTAL - Para doar livros à campanha de arrecadação de livros “Doe Livros, Doe Conhecimento”, é só entrar em contato com a coordenação do Portal do Conhecimento pelo telefone: 4009-7847 e e-mail: [email protected], no horário de 9h às 15h, de segunda a sexta.

Para saber mais sobre o projeto Portal do Conhecimento, basta acessar a página do Portal do Conhecimento no Facebook: https://m.facebook.com/Portal-do-Conhecimento-IOEPA-104382188460994/?tsid=0.7994355901297381&source=result.

Fonte: Texto Ailson Braga/Ascom Ioepa Fotos: Ailson Braga