Notícias

VITRINE LITERÁRIA - Cabanagem relatada de forma poética e épica
11/11/2021


De autoria do poeta, prosador, professor e jornalista José Ildone Favacho Soeiro, o livro narra a revolução Cabana sob vários pontos de vista, misturando personagens portugueses e brasileiros, os protagonistas da maior e mais sangrenta batalha pelo poder ocorrida em terras paraenses no século XIX. 
Ildone tem um estilo forte, trabalhado, profundo e atraente no uso das palavras em forma de poesia. Um trabalho de fôlego e lindamente escrito, que merece ser lido por quem gosta de poesia, se interessa por história, pela cultura paraense e/ou pela Cabanagem. 
Mas a obra não se prende na história cabana, mas é uma releitura de personagens expoentes (os líderes do movimento a elite portuguesa da época) e comuns: pescador, índio, lavrador ou pedreiro; comerciante, padre ou carpinteiro.
Originalmente premiado em 1985 pela Prefeitura de Belém, José Ildone relançou sua obra em 2016 pela Ioepa, para comemorar os 400 anos de fundação da Vigia de Nazaré, em 6 de janeiro de 1616, e de Belém do Pará, em 12 de janeiro do mesmo ano. Ambas as cidades foram palco de acontecimentos emblemáticos da Revolta Cabana, retratados na obra de Ildone.

Romanceiro da Cabanagem, José Ildone 
118 páginas
RS 15,00
À venda na loja da Ioepa, de segunda a sexta, das 8h às 14h 
Telefone da loja – 4009-7810
Endereço: Travessa do Chaco, 2271 - Marco, Belém - PA, 66093-410, entre Almirante Barroso e Romulo Maiorana

Fonte: Ioepa