Notícias

Imprensa Oficial terá programação intensa na XXI Feira do Livro
22/05/2017

Sarau literário, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, oficina de contação de histórias, resgate de memórias: Estas são algumas das atividades que serão desenvolvidas pela Imprensa Oficial do Estado (IOE) durante a XXI Feira Pan-Amazônica do Livro.

A programação da IOE inicia no dia 28 de maio (sábado), com o lançamento do livro “Sonetos de Tavernard”, organizado pelo escritor Alfredo Garcia. O lançamento será às 18h, no estande da Imprensa Oficial.  Com o lançamento da obra, a IOE antecipa a comemoração pelos cento e dez anos de nascimento do poeta que, em 2018 completaria 110 anos, se estivesse vivo.

Ainda haverá o lançamento do livro “Equinócio”, a estreia do jornalista Nélio Palheta como escritor. Ele retira da gaveta do tempo, escritos há muito guardados e mostra para o grande público sua veia poética que atravessa infância e juventude. Os poemas falam de passado: um passado que traz o eco da memória vivida entre os lugares de morada. 

Nos dias seguintes serão lançados também "Migux@s & outras Crônicas" de Gleice Correa Garcia; “A Belém das Mulheres”, de Juliana Dias; "O Cabeção" de João Bento; "Estrada de Ferro de Bragança", organizado por Giovanni Sarquis; "Alma das Ruas", de José Ribamar de Oliveira; e "Gitos", de Alfredo Garcia.

Sarau Literário – Ainda durante a Feira do Livro, a IOE, em parceria com a Secult, realiza,  pelo terceiro ano consecutivo, o Sarau Literário que vai acontecer de 29 de maio a 2 de junho em vários locais:  dia 29/5, no Teatro Margarida Schivasappa, será o sarau da Fundação Cultural do Pará;  no dia 30/5, ocorrerá com alunos da Escola Cristã do Benguí; dia 31/5, na Escola Municipal Álvaro Adolfo e no dia 2 de junho o Sarau será na Associação e Escola Lar de Maria. A culminância do Sarau será no dia 01/6, na Arena das Artes, auditório Dalcídio Jurandir, na Feira do Livro. Cada um dos eventos contará com a presença de escritores nacionais convidados para a Feira do Livro, como Alexandre Guarnieri, Márcio Vassalo e Bia Bedran.

Oficina – A escritora Bia Bedran, além de participar do Sarau Literário, irá ministrar a oficina “A Arte de Cantar e Contar Histórias”, no dia 2 de junho, das 16h às 18h, na Sala Multiuso, nº 4, no Hangar. O público alvo serão professores e arte-educadores dos Espaços de Leitura do projeto Livro Solidário. A oficina é promovida pela Imprensa Oficial do Estado.

Bia Bedran é reconhecida como uma das mais bem sucedidas artistas dedicadas ao público infanto-juvenil no país. Na oficina, a escritora e cantora vai apresentar, de maneira bastante criativa, a antiga arte de contar história, ensinando como atrair a atenção das crianças, e, por conseguinte, resgatar um importante traço de nossa cultura que vem sendo suplantado progressivamente.

Memória – O tema do estande deste ano da Imprensa Oficial será  a Memória e traz como referência o Chalé de Ferro que foi sede da IOE na década de 1970. A confecção do espaço reutiliza materiais usados na gráfica da autarquia. “Serão utilizadas chapas de alumínio da gráfica, papel jornal e demais referências relacionadas ao tema proposto”, pontuou a diretora de Documentação, Carmen Palheta.

Segundo o diretor Técnico, Augusto Neto, a feira é um momento especial para a IOE, pois é quando todos os servidores, de alguma maneira, estão envolvidos no evento. “Desde o atendimento até a gráfica, todos trabalham em função da Feira, sem deixar de atender as outras necessidades da autarquia”, explicou.

Texto: Ronaldo Quadros
Ascom Imprensa Oficial do Estado 
 

Fonte: Imprensa Oficial