Notícias

Portal do Conhecimento lança campanha de arrecadação de livro infantil na Feira do Livro
30/11/2021

O Portal do Conhecimento estará presente na 24ª Feira do Livro e das Multivozes, com uma programação diversificada para crianças, jovens e adultos, no estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), que trará o tema “Juventude, Sustentabilidade e Tecnologia”. Além de oficinas de quadrinhos e origami, saraus, teatro, contação de histórias e leituras dramatizadas, pinturas de desenhos e atividades pedagógicas, os visitantes poderão contribuir com a campanha “Doe Livros, Doe Conhecimento”, depositando livros usados no ponto de arrecadação em frente ao espaço infantil.

 

Segundo a coordenadora do Portal do Conhecimento, Sandra Batista, o ponto de arrecadação irá receber doações de todos os tipos de livros, mas a ênfase da campanha será a arrecadação de livros infantis. “Nesses seis meses de campanha a gente já arrecadou mais de seis mil livros, mas as escolas públicas e as bibliotecas municipais pedem muito livro infantil e é o que menos a gente arrecada. Então, a gente quer focar na doação deste tipo de literatura para responder a essa grande demanda que nos solicitam”, disse Sandra Batista, coordenadora do Portal do Conhecimento.

 

O presidente da Ioepa, Jorge Panzera, informou que haverá um conjunto de atividades para o público infantil que vão somar à campanha de arrecadação do livro infantil. Ele aproveitou para fazer um convite ao público para conhecer o estande da Ioepa e também doar livros. "A gente tem muitos livros aqui de todos os tipos, mas queremos também fazer uma campanha de valorização do livro infantil. Se você que tem um livro infantil em casa, visite o nosso estande e doe um livro na Feira do Livro, que nós estamos organizando essas bibliotecas para investir e investir muito na cultura do livro, pois o livro tem um papel muito importante na vida das pessoas e a gente tem trabalhado muito com essa ideia de fortalecer a cultura do livro no estado do Pará", completou ele.

 

Estande da Ioepa - A oficina de quadrinhos abre a programação infanto-juvenil, na quarta-feira (1º), às 10h, com o desenhista, professor, pedagogo e conselheiro estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maick Pinheiro, que também terá mais duas participações, na exposição “Infâncias Violadas”, no mesmo dia, às 14h, e na oficina de Origami que será realizada na quinta-feira (02), às 14h. Ainda na quinta-feira (02), às 10h30, o Portal do Conhecimento apresenta o sarau “Slam Dandaras do Norte”, um projeto voltado à poesia marginal, enfatizando o protagonismo feminino no movimento hip hop, com batalhas de poesias e rodas de conversas.

 

Na sexta-feira (03), às 10h, haverá contação de histórias e leituras dramatizadas com Daniele Rodrigues, do Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação do Leitor (Gelafol), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e, às 14h, lançamento da coletânea de poemas “Somos todos iguais. Somos todos diferentes”, com os alunos das escolas estaduais Padre Francisco Berton e Aldebaro Klautau, ambas localizadas no bairro do Tapanã.

 

Produzida nas aulas de Língua Portuguesa para incentivar o gosto pela leitura e produção textual, a coletânea leva os discentes a uma reflexão e combate ao racismo. “Esse é um preconceito que ainda hoje persiste em nossa sociedade, deixando mazelas muitas vezes irreversíveis em quem é alvo das ações discriminatórias”, explica a professora Tânia Monteiro, organizadora da coletânea.

 

Mais poesias – A equipe do Portal do Conhecimento também preparou um varal de poesias para instigar crianças, jovens e adultos a descobrirem alguns textos de escritores paraenses e brasileiros, como Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Max Martins, Juracy Siqueira, Renato Torres, Ivone Lobato e Expedito Ribeiro. Segundo Lana Sanreth, equipe do Portal do Conhecimento, o varal de poesias será montado no sábado (04), às 10h, e os visitantes também poderão levar algumas poesias que se interessarem para casa.

 

No sábado (04), às 14h, Daniele Rodrigues também volta a contar histórias e, no domingo, haverá pinturas de desenhos e atividades pedagógicas e à tarde, apresentação de teatro de Miriti com o grupo Folhas de Papel.

 

Serviço: A programação do Portal do Conhecimento ocorrerá no estande da Imprensa Oficial do Estado, na 24ª Feira do Livro e das Multivozes que ocorrerá de 1º a 5 deste mês, na Arena Guilherme Paraense. Para mais informações sobre a campanha do Portal do Conhecimento, acessar a página Faceboook (https://www.facebook.com/Portal-do-Conhecimento-IOEPA-104382188460994/).

 

Texto: Julie Rocha

Ascom/Ioepa

Fonte: Agência Pará