Notícias

Alunos do curso de Biblioteconomia da UFPA visitam sede da Imprensa Oficial do Estado
14/11/2023
Foto: Divulgação
Para Maria Suzane Sodré, visita técnica foi muito gratificante
Foto: Divulgação
Segundo professor Jetur Lima de Castro, visita é importante para a prática dos alunos
Foto: Divulgação
Estudantes recebem orientações sobre funcionamento da Editora Pública Dalcídio Jurandir

Os alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA) fizeram uma visita técnica à sede da Imprensa Oficial do Pará (Ioepa), na manhã da última segunda-feira (13), para conhecerem as instalações do Parque Gráfico, com os maquinários onde são impressos os materiais gráficos e o setor de encadernação, além da Editora Pública Dalcídio Jurandir e do Arquivo Central.  

Acompanhados pelo assessor João Barreto, observaram com atenção o funcionamento de cada área. “Foi muito gratificante fazer essa visita técnica, pois estamos saindo da sala de aula para vivenciar a parte prática, compreender como tudo funciona e perceber a importância do bibliotecário em todo o processo. Isso, sem dúvida, será muito importante para nós no mercado de trabalho”, destacou a estudante do curso de Biblioteconomia, Maria Suzane Sodré.

Segundo o professor da UFPA, Jetur Lima de Castro, a visita técnica à sede da Ioepa  é importante para o aluno adquirir esse conhecimento prático sobre o funcionamento de uma instituição, as normas e as regras da ABNT e saber como editar um livro, ou seja, compreender na prática cada etapa. “Na Editora Dalcídio Jurandir, tivemos a oportunidade de vivenciar todo o processo, o que foi muito benéfico e representou uma aprendizagem significativa".

Ele informou ainda que o mercado exige uma atualização constante desses profissionais. “Não devemos nos limitar apenas à questão dos livros, devemos olhar para a produção audiovisual, a elaboração de jornais e outras áreas", concluiu.   

Segundo o diagramador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Henos Silva, a visita tem uma importância significativa entre as instituições, pois demonstra um interesse em compreender o que é produzido aqui na nossa região. “Além disso, os futuros profissionais lidam também com essa etapa de catalogação, a organização de uma biblioteca, ou seja, a fase final. Então, é muito bom recebê-los aqui e poder ajudá-los de alguma forma", avaliou o diagramador.

(Com informações de Gilmar Xavier)

Fonte: Ascom IOEPA