Notícias

Editora Dalcídio Jurandir, da Ioepa, lançará 42 obras na Feira Pan-Amazônica do Livro
04/09/2023
Foto: Divulgação
Moisés Alves expõe alguns lançamentos da 26ª Feira do Livro
Foto: Divulgação
O escritor Rodrigo Wanzeler faz revisão da obra com a diagramadora da Ioepa
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Escritor Sandro Arlan na expectativa de finalização do terceiro livro de assombrações
Foto: Divulgação
O editor Mailson Silva revisa as apresentações dos livros
Escritores paraenses ultimam suas publicações na editora pública da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) para celebrarem o lançamento na feira no Hangar

Escritores paraenses visitam a sede da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) para fazerem os últimos ajustes das obras que serão publicadas pela Editora Pública Dalcídio Jurandir e que devem seguir para impressão, numa corrida contra o tempo para verem seus livros lançados na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, de 9 a 17 de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Eventos da Amazônia, em Belém.

Segundo o coordenador da Editora da Ioepa, Moisés Alves, a procura pela publicação de livros na Editora Pública só fez aumentar desde a criação da editora pública, em 24 de agosto de 2019. Embora os lançamentos ocorram durante o ano todo, na capital e no interior, Alves explica que a Feira do Livro organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), é a principal vitrine de divulgação dos escritores paraenses.

“Por esse motivo temos sempre uma grande movimentação de autores procurando a Editora Dalcídio Jurandir para lançarem seus livros no estande da Ioepa”, comentou.

Para celebrar os quatro anos de participação da Editora na Feira, a previsão é de uma programação com a divulgação de 42 obras inéditas de autores paraenses, com destaque para importantes lançamentos, como o livro “Bruno de Menezes, Etnólogo da Amazônia”, de Rodrigo de Souza Walzeler; a reedição de “Contos Infantis”, de Haroldo Maranhão e “Dalcídio Jurandir - O Mundo do Vaqueiro no Romance Marajó (1947)”, de Max Silva; “Porra, Moleque – Tributo a Paulo Watrin”, organizado por Agenor Pacheco e “Um grego, agora nu”, de Anna Maria Linhares.

Na fila da impressão da gráfica da Ioepa está o livro “Bruno de Menezes, Etnólogo da Amazônia”, fruto de uma pesquisa do antropólogo Rodrigo Wanzeler. Ele, que visitou a Ioepa para fazer a revisão final da apresentação do livro, disse que será a primeira vez que irá lançar um livro na Feira do Livro.

“Participar da feira enquanto autor é um sonho realizado, além do que pesquisa está sendo difundida, o que também é importante para a memória do autor, principalmente porque neste ano se comemora 130 anos de nascimento do Bruno de Menezes”, comentou Wanzeler.

Considerado um dos queridinhos do público que visita o estande da Ioepa na Feira do Livro, o escritor mosqueirense Sandro Arlan tem visitado a Editora da Ioepa com certa frequência para ver a finalização da produção do livro “Contos e Causos – Mosqueiro de Praias e Assombrações”, que será lançado com a segunda edição da primeira e segunda versão. “Estou ansioso para ver o terceiro livro impresso e os leitores que compraram o primeiro e segundo livro também. Tenho certeza que será um sucesso”, contou o autor, que já diz ter o quarto livro preparado para ser lançado.

Entre os momentos mais esperados da feira está o lançamento do segundo Edital Literário “Prêmio Dalcídio Jurandir”, que contemplará novas vozes e vai premiar obras de gênero, em quadrinhos, das populações tradicionais e povos originários, além das obras inéditas em prosa e da coletânea de poemas voltadas para escritores das doze regiões de integração.

“Além disso, vamos lança um selo alusivo ao centenário do escritor Benedito Monteiro, já preparando os caminhos para contemplar obras voltadas aos direitos humanos, já que Benedito Monteiro foi um árduo defensor dessa temática, com uma trajetória de luta e resistência na Ditadura Militar”, informou Moisés Alves.

A programação completa do estande da Ioepa na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes será divulgada nos dias que antecedem a abertura do evento, quando haverá uma reunião com os escritores, na sede da Ioepa, para alinhar os detalhes dos lançamentos.

Fonte: Ascom IOEPA