Notícias

Editora da Imprensa Oficial e Centro de Ciências Sociais e Educação entregam livro
24/11/2023
Gilmar Xavier / Divulgação
Gilmar Xavier / Divulgação
Gilmar Xavier / Divulgação
Exemplares do livro 'Tão Longe e Tão Distante' do autor Jonas Arraes é parceria do CCSE da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Ioepa 

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), por meio da Editora Dalcídio Jurandir, entregou nesta quinta-feira (23) exemplares do livro "Tão Longe e Tão Distante", do autor Jonas Arraes. A obra é fruto de uma parceria entre o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Ioepa. 

A entrega ocorreu na sede da Ioepa e contou com a presença do presidente em exercício da Imprensa Oficial, Aroldo Carneiro, do coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir da Ioepa, Moisés Alves, do professor e diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da UEPA, Anderson Maia, e do professor da UEPA, Jonas Arraes. 

A obra é dividida em três capítulos. O primeiro aborda a cidade de Belém durante a época de Carlos Gomes, o segundo foca na relação entre a cidade de Belém e o maestro compositor, e o terceiro explora a influência de Carlos Gomes no contexto do Pará Republicano. 

O livro oferece uma análise abrangente da história da música, da economia da borracha, das fábricas e do período da Belle Époque, proporcionando uma visão detalhada e abrangente desse período histórico. 

O coordenador da Editora Pública, Moisés Alves, ressalta a importância de iniciativas que contribuam para a diversificação e o aprimoramento do panorama literário paraense. "Como uma editora dedicada à publicação de estudos sobre a literatura paraense e as produções científicas do Pará, sentimos um imenso orgulho ao lançar o livro de Jonas Arraes. Carlos Gomes é um músico de relevância singular, com uma contribuição significativa para a música, tanto no Pará quanto no Brasil”, declarou.  

Moisés defende ainda que “esta obra não apenas enriquece a Imprensa Oficial, mas também assume uma importância extrema para o estado, uma vez que aborda não apenas o cenário musical, mas também aspectos econômicos e políticos", afirmou   

Segundo Anderson Maia, Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), é fundamental ressaltar a relevância da colaboração entre o CCSE e a Ioepa. O professor reforça que essa parceria é essencial para promover sinergias no desenvolvimento de pesquisas e projetos que contribuam significativamente para o avanço do conhecimento e o fortalecimento das atividades acadêmicas e científicas em ambas as instituições.  

"Essa parceria desempenha um papel fundamental na consolidação das publicações e produções científicas de nossa universidade, evidenciando a necessidade de devolver à sociedade o conhecimento gerado no cotidiano acadêmico", disse Anderson Maia.  

O professor esclarece que, no total, foram publicadas 20 obras da UEPA pela Editora Pública da Ioepa. "No primeiro edital, tivemos seis obras publicadas. Neste segundo edital, contamos com 14 obras, totalizando assim 20 publicações do nosso centro de educação. Essas obras não representam apenas a capital, mas abrangem também o interior", enfatizou o diretor.

Com informações de Gilmar Xavier

Fonte: Ascom IOEPA