Notícias

Editora da Ioepa participa de Festa Literária de Cametá
07/11/2023
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os lançamentos da Editora Pública Dalcídio Jurandir estarão em exposição no estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), na Festa Literária que ocorre de 8 a 12 de novembro, das 8h às 21h, em Cametá. Além dos 42 títulos lançados na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes no mês de setembro, em Belém, a Editora da Ioepa destaca três obras de autores da região que foram publicadas nos últimos anos.

A mais recente é o livro “Baixo Tocantins”, do jornalista, advogado e professor Salomão Larêdo. Natural de Vila do Carmo, o escritor cametaense foi um dos autores homenageados da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e também deve receber as homenagens na Festa Literária de Cametá.

Além de uma mesa redonda sobre “Ficção, memória e atravessamentos na literatura”, às 18h30, no espaço Vozes dos Homenageados e do Escritor Paraense, Larêdo fará sessão de autógrafos do livro “Baixo Tocantins”, nesta quarta-feira (08), às 19h30, no Ponto do Autor.

Os primeiros exemplares do livro “Baixo Tocantins, na vida de sua gente” foram entregues durante visita do autor à sede da Ioepa, no mês de abril. São 1.097 páginas sobre o modo de vida da região, histórias e registros políticos, fruto de uma pesquisa iniciada em 2013 e intensificada na pandemia.

Além dos lançamentos na Feira Pan-Amazônica em setembro, a obra foi lançada no dia 15 de junho no Palacete Chermont, em Belém, e no dia 23 de junho, em um evento organizado pelo campus da Universidade Federal do Pará, em Cametá.

Segundo o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, outro destaque da região é o livro “Crônicas de Baião”, que foi entregue pela Editora da Ioepa em outubro de 2021, ao organizador e um dos autores da obra, Josias Favacho. A obra reúne crônicas de sete autores de diferentes gerações que narram suas memórias, impressões e vivências tendo como referência central o cotidiano, os costumes, os personagens, o folclore e a cultura da cidade paraense de Baião.

“Trata-se de uma obra muito importante por resgatar a riqueza da cultura popular e da memória do povo, faz com que as pessoas de Baião se sintam representadas na obra, o que é muito importante em uma época que se busca a inclusão e o despertar do sentimento de pertencimento. Além disso, merece ser bem prestigiada principalmente pelos leitores da região”, disse ele.

O visitante da Festa Literária de Cametá também terá acesso aos exemplares do livro “Pelo caminho do rio envelhecido”, de João Gabriel dos Santos Brito. Premiada pela região de Tocantins no edital do Prêmio Literário Dalcídio Jurandir, em 2019. A obra é uma narrativa amazônica de 84 páginas em que o autor, nascido na cidade de Cametá, parte das histórias dos moradores de sua terra e de grandes escritores, como Rui Barata e Dalcídio Jurandir.

A Festa Literária de Cametá ocorre de 08 a 12 de novembro, das 8h às 21h, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Cametá. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cametá. A programação é gratuita e contará com mesas redondas, debates acadêmicos, atrações musicais, exposições de livros, feira de economia criativa e praça de alimentação.


Fonte: Ascom IOEPA