Notícias

Editora da Imprensa Oficial expõe lançamentos na Festa Literária Internacional do Xingu
03/11/2023
Foto: Divulgação
Obras expostas no estande da Editora na Flix
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Realizada em Altamira, a V Flix é uma programação literária e cultural organizada pelo Campus Altamira da UFPA, em parceria com o governo do Estado

Os lançamentos da Editora Pública Dalcídio Jurandir estão expostos no estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), na V Flix (Festa Literária Internacional do Xingu), em Altamira. No oeste paraense. A Feira foi aberta aos visitantes no último dia 31 (terça-feira) e será encerrada neste sábado (4), no Centro de Eventos Vilmar Soares, com uma programação literária e cultural organizada pelo Campus Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Além de vários títulos já lançados desde 2019, quando a Editora Pública da Ioepa foi criada, o público tem acesso a mais de 40 obras lançadas na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada em setembro, em Belém.

Entre esses lançamentos estão “Obras Reunidas”, de Antônio Juraci Siqueira; “Contos Infantis”, de Haroldo Maranhão; “Porra, Moleque - Tributo a Paulo Watrin”; “Dicionário Nossa Língua, Nossa Cultura”, produzido por alunos e professores da Escola Estadual Ruth Passarinho, e “Baixo Tocantins”, do jornalista Salomão Larêdo.

Sete feiras - Segundo o coordenador da Editora Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, além da Feira Pan-Amazônica, a Editora da Ioepa estará presente em sete feiras literárias no Estado, levando as obras dos autores paraenses aos municípios de Castanhal, Altamira, Bragança, Cametá, Breves, Marabá e Santarém. “Pra nós, é uma satisfação podermos apresentar os lançamentos da Editora nas feiras regionais do Estado. Já é a terceira vez que estamos na Flix, e nesta edição trazemos algumas novidades”, informou.

A primeira novidade foi o lançamento do livro “Chão de Dalcídio”, organizado pelo professor Fernando Farias, que reúne um conjunto de artigos de pesquisadores do campus de Altamira, da UFPA, fruto de estudos das obras do escritor Dalcídio Jurandir.

Durante a V FLIX, Moisés Alves também anunciou o lançamento do segundo Prêmio Literário Dalcídio Jurandir, cujas inscrições ocorrerão a partir de dezembro. Nos mesmos moldes do edital anterior, lançado em 2019, a segunda edição premiará um escritor de cada uma das 12 regiões de Integração, com a publicação de uma obra inédita, além de publicar uma coletânea de poemas com autores de todas as regiões.

Castanhal - De 26 a 29 de outubro, a Ioepa participou da 2ª Feira do Livro de Castanhal com os lançamentos da Editora Pública Dalcídio Jurandir.

Além dos lançamentos de autores paraenses e exposição e venda de livros, a Feira contou com uma programação formada por roda de conversa, palestras, oficinas, mesa-redonda e performances.

Fonte: Ascom IOEPA