Notícias

Lançamento do livro "Eimar Tavares – Antologia Poética e Poetas da Belém Nova" publicado pela Editora da Ioepa é nesta sexta
01/12/2023
Gilmar Xavier
Eimar Tavares – Antologia Poética e Poetas da Belém Nova

O evento acontece às 18h30 no Instituto de Ciência das Artes (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

O lançamento do livro "Eimar Tavares – Antologia Poética e Poetas da Belém Nova", organizado por Claudio Barros e Fernanda Paula Tavares Trindade, publicado pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, vinculada à Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), acontece nesta sexta-feira (1º), às 18h30, no Instituto de Ciência das Artes (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O lançamento terá a presença do presidente da Ioepa, Jorge Panzera, além de familiares e amigos do poeta homenageado.

Segundo Claudio Barros, ator, produtor cultural, diretor e neto de Eimar, o livro explora três fases do poeta paraense Eimar Tavares. A primeira delas, intitulada "Versos Vadios", trata do período clássico do poeta. O segundo, denominado "Um Assobio no Escuro", retrata a fase modernista. E a terceira fase é chamada de "Miniantologia Poetas da Belém Nova", que foca o pesquisador, quando ele inicia suas investigações sobre poetas desconhecidos que existiram no início do século, assim como ele.

Na apresentação do livro, o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, reforça o compromisso com a divulgação e preservação da cultura paraense, proporcionando aos leitores uma experiência enriquecedora através da literatura.  “Com esta publicação reforçamos a necessidade de valorização de autores regionais, pois, certamente, muitos ainda permanecem na invisibilidade, ou tendo seus trabalhos circulando carinhosamente entre amigos e familiares, logo, levar à sociedade como um todo estas obras possui uma significativa contribuição para o legado dos autores e para a literatura na região, tornando-se ainda fontes de pesquisas e incentivo para o nosso desenvolvimento artístico-cultural, declarou Panzera.  

Segundo o editor e coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir da Ioepa, Moisés Alves, a edição do livro "Eimar Tavares – Antologia Poética e Poetas da Belém Nova", é importante para a literatura paraense. “É mais um importante obra regional de autor independente que a Editora Dalcídio Jurandir tem a possibilidade de contribuir com sua circulação em meio aos leitores de nosso tempo”, destacou.  

Além de ser lançado no ICA-UFPA, o exemplar também será destacado na Feira do Livro de Bragança, marcada para o dia 6 de dezembro, em Bragança, na região do Caeté. A presença na feira proporcionará aos amantes da literatura a oportunidade de adquirir a obra e conhecer de perto o legado deixado por Eimar Tavares.

O livro “Eimar Tavares – Antologia Poética e Poetas da Belém Nova” possui 223 páginas, distribuídas em três fascinantes momentos: o primeiro, intitulado “Versos Vadios"; o segundo, 'Um Assobio no Escuro'; e o terceiro, “Miniantologia Poetas da Belém Nova”.

Eimar Tavares foi um tipógrafo, escritor, poeta e jornalista nascido na cidade de Bragança em 1909, no nordeste paraense. Aos 9 anos, ingressou no Instituto Lauro Sodré. Com 19 anos, residindo em Belém do Pará, produziu seu primeiro poema.

Com informações de Gilmar Xavier

Fonte: Ascom IOEPA