Notícias

Gestão da Imprensa Oficial do Estado valoriza e incentiva produção literária paraense
16/12/2023
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação

Com foco em uma política pública que incentiva e valoriza as produções literárias do Pará, a Imprensa Oficial do Estado, a partir da Editora Pública Dalcídio Jurandir, tem feito um trabalho intenso de divulgação e publicação de obras de autores paraenses e também de escritos com produções Outeiros à Amazônia. Criada em 24 de agosto de 2019, por meio de decreto estadual, a Editora da Ioepa chega ao final deste ano com 180 livros publicados. 

Antes de completar cinco anos de existência, o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, já anuncia para o início de 2024 a publicação de nº 200, ao lembrar que todo o esforço que a Imprensa Oficial tem feito nesses últimos anos vem de uma leitura de “ uma demanda que foi reprimida na sociedade paraense e que ajudou a pautar esses livros para o público paraense”. 

Além de um estande montado na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em setembro deste ano, com o lançamento de 42 obras de autores regionais, a Ioepa esteve presente nas festas literárias de Cametá, Castanhal, Altamira, Santarém e Bragança levando sempre obras recém-lançadas de autores regionais para que o público dessas regiões tenha acesso à literatura produzida no estado do Pará.

As parcerias que estão sendo construídas com as academias de letras, segundo o gestor, vão promover o processo de interiorização das publicações produzidas pela Editora da Ioepa. “Então, são vitórias importantes, mas ainda há muito a se fazer”.

Segundo ele, é preciso discutir ainda mais a política de livros. “Além da publicação e edição de livros, é preciso ver como a gente trabalha um esforço de circulação dos livros para chegar ao público leitor e ampliar o público do nosso Estado”, avaliou. 

Panzera disse ainda que esses desafios estão sendo apresentados para todos. “Acho que nós da Ioepa estamos fazendo uma parte que é colocar os nossos livros à disposição do nosso povo e do público paraense”.

Certificação

O lançamento de um certificado digital mais ágil e moderno com atendimento virtual previsto por meio de uma parceria com a União, por meio do Sistema de Certificação Digital do Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro), foi outra conquista da gestão para o ano de 2023.

O Departamento de Certificação Digital da loja da Ioepa deve se expandir mais novidades ainda em 2024 e como objetivo principal fazer com que os clientes economizem tempo com deslocamentos até à sede da autarquia, com todos os tramites feitos de forma online, por meio de videoconferência. “Com isso, não há necessidade de as pessoas virem à sede da Ioepa para produzir o seu certificado. Eles podem tirar seu certificado de sua casa ou trabalho, ou com a garantia de produto de empresa tão tradicional em processamento de dados”, comentou.

Doação de livros

Considerado um grande projeto de arrecadação e doação de livros, o Portal do Conhecimento está alinhado à política literária que a Ioepa vem construindo, segundo o gestor, por ser um movimento em relação à leitura, que envolve um chamado à sociedade, para que as pessoas Pode-se fazer livros usados ??que sejam higienizados, catalogados e encaminhados para bibliotecas públicas nos municípios do Estado. 

“É um movimento que incentiva a prática da leitura e a utilização do livro e esse é um elemento que para nós é fundamental, pois ajuda muito na construção de um novo ser humano. Mário Quintana que dizia que ‘os livros não mudam o mundo’. Quem muda o mundo são as pessoas, mas os livros mudam as pessoas e isso ajuda também a mudar e a melhorar o mundo”, finalizou.  

No total, o projeto arrecadou 4.196 livros da sociedade e doou 3.416 livros de todos os gêneros literários para 15 municípios: Belém, Ananindeua, Santana do Araguaia, Bagre, Marituba, Baião, Anajás, Medicilândia, São João da Ponta, Aurora do Pará, Paragominas e Goianésia do Pará.

Fonte: Ascom IOEPA