Notícias

Governo cria política pública de edições e publicações de livros
24/08/2019
Eduardo Rosas
O governador do Estado, Helder Barbalho e o presidente da IOEPa, Jorge Panzera
Eduardo Rosas
Momento da assinatura do decreto que cria a política pública de edições e publicações de livros
Eduardo Rosas
Visita do governador ao estande da IOEPa
Eduardo Rosas

O governador Helder Barbalho assinou na abertura da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, na noite de sábado (24), no Hangar, em Belém, o decreto que institui a Política Pública de Edições e Publicações de Livros, Revistas, Cartilhas, Jornais e E-books do Estado do Pará, outorgando à Imprensa Oficial do Estado a responsabilidade de publicar obras em formatos variados.

Em seu discurso de abertura, o governador Helder lembrou da missão designada a Jorge Panzera ao assumir a Imprensa Oficial do Estado, que tinha como função a expedição do Diário Oficial, assim como as informações dos atos governamentais a cada amanhecer, mas deixá-lo fazer apenas essas funções, segundo ele, “seria apequenar um órgão histórico e importante para o Pará”.

Helder também lembrou da primeira medida designada ao gestor da Imprensa Oficial, para torná-lo 100% digital, além da orientação para usar a autarquia para “a produção de literatura a um preço que permita que todas as manifestações literárias não precisem mais buscar alternativas no mercado privado, mas que enxerguem na estrutura pública algo que permita a pluralidade e a ampliação da oferta literária paraense, com custo diluído”, reforçou.

Ele disse ainda que o decreto vai permitir que a Imprensa Oficial possa utilizar a estrutura existente para a produção literária, facilitando e beneficiando a população com um custo menor e, efetivamente, nós possamos mostrar ao Brasil e ao mundo a produção literária paraense”.

O governador Helder Barbalho também aproveitou para visitar o estande da Imprensa Oficial, situado ao lado da Arena Multivozes e conhecer de perto algumas ações e projetos desenvolvidos. Ele observou os livros que já foram produzidos pela Imprensa Oficial e que estão à venda a preços acessíveis e conversou com algumas crianças que rabiscavam no espaço infantil disponibilizado pelo projeto Portal do Conhecimento.

Texto: Julie Rocha
Fotos: Eduardo Rosas

Fonte: