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IOEPA entrega material pedagógico para vítimas de escalpamento
07/11/2019
Eduardo Rosas
Rodrigo Moraes - Coordenador da editora pública da IOEPA faz a entrega das cartilhas
Eduardo Rosas
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Um instrumento pedagógico importante para que as vítimas de escalpamento continuem sua educação formal enquanto são atendidas para tratar das sequelas do acidente do qual foram vítimas. Esta é a importância e a função do “Caderno Pedagógico” do Espaço Acolher, da Fundação Santa Casa de Misericórdia, material que foi entregue na manhã desta quinta-feira (07), pela gráfica pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), na sede do Espaço Acolher, em Belém. A entrega foi feira por Rodrigo Moraes, coordenador da editora Dalcídio Jurandir, e Lica Oliveira, assessora da editora.

O “Caderno Pedagógico” é o resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Ioepa que irá possibilitar que vítimas de escalpamento no Estado do Pará, atendidas pela classe hospitalar do Espaço Acolher, da Fundação Santa Casa de Misericórdia, tenham acesso à alfabetização por meio de um caderno pedagógico.
Rodrigo Moraes falou sobre o papel da Ioepa na parceria com a Santa Casa e a Seduc, destacando que o pensamento no bem comum como norteador do trabalho da editora e da Imprensa Oficial. “Nós, da Ioepa, colocamo-nos à disposição para essas parcerias. Nossa função é possibilitar que materiais gráficos possam servir ao bem comum e esse caderno serve a isso. Nosso sonho é que esse espaço não precisasse existir, mas, infelizmente ele existe porque há uma necessidade. E enquanto for preciso, nossa parceria vai existir e estamos de portas abertas para recebê-los. Hoje damos a nossa contribuição para garantir melhores condições de vida e de estudo as pessoas que são atendidas aqui no Espaço Acolher”, disse o coordenador da gráfica pública Dalcídio Jurandir.

Gilda Saldanha, professora da Seduc no Espaço Acolher, explicou que o “Caderno Pedagógico” leva em consideração a realidade dos pacientes, com os saberes e experiências vividas nas comunidades ribeirinhas do Pará onde elas vivem. “Esse caderno pedagógico foi criado em conjunto com as crianças. O seu conteúdo partiu delas e é dirigido para elas. O material mostra um pouco da realidade delas. É uma história de uma das crianças daqui, que só mudamos o nome, mas mostramos a natureza, a cidade onde ela mora, as frutas. Ou seja, é uma paisagem conhecida, uma vida conhecida. Isso ajuda muito na identificação e facilita muito o processo de alfabetização e aprendizagem”, afirmou Gilda Saldanha. Ela ressaltou que o material é usado nos anos iniciais de estudo para o trabalho de alfabetização e letramento.

Reconhecimento internacional - Para Maria Luiza de Matos, coordenadora do Espaço Acolher, agradeceu a parceria da Ioepa e lembrou que em tempos de poucos recursos, a manutenção do estudo de pessoas que estão longe da casa e da escola é importante, também, para a garantia da saúde de forma integralizada. “Além do material didático, que é de suma importância para nosso trabalho, a Ioepa também garantiu o folders do Espaço Acolher e da classe hospitalar”, lembrou Maria Luiza de Matos. O material ficará à disposição dos visitantes do próprio espaço, que recebe diariamente doações de cabelos, roupas e materiais de higiene.

Maria Luiza de Matos disse ainda que o material também será distribuído em municípios do interior do Estado, onde os acidentes com o eixo do motor de barcos ainda são constantes. “O material informativo alerta para a prevenção do escalpamento e o ‘Caderno Pedagógico’ será usado em sua função principal que é a alfabetização”, observou.

A pedagoga da Seduc, Denise Mota, que trabalha na classe hospitalar do Espaço Acolher, anunciou que o ineditismo e o alcance educacional do “Caderno Pedagógico” foram reconhecidos internacionalmente como instrumento de educação transformadora. Denise Mota informou que as professoras da classe hospitalar do Espaço Acolher/Santa Casa foram convidadas para mostrar o material didático em um congresso internacional sobre pedagogia hospitalar que ocorrerá nos dias 13 e 14 de novembro, em Medelín, na Colômbia. “O Brasil é o homenageado, e os estados do Pará e de São Paulo irão representar o país. Vamos mostrar nosso trabalho com as vítimas de escalpamento e o processo de alfabetização com o ‘Caderno Pedagógico’. É uma honra pra nós e é um momento especial podermos divulgar nosso trabalho para outros países da Pan-Amazônia e do mundo”, comemorou Denise.

Emoção e memória - A psicóloga Jureuda Duarte Guerra, que assina o prefácio do caderno pedagógico, a elaboração, impressão e distribuição do material é mais do que justa por se tratar de um serviço de referência, que atende as vítimas de escalpamento do estado do Pará. "É um material de divulgação das atividades que o Espaço Acolher desenvolve que é um atendimento psicossocial às vítimas do escalpamento que passam meses em Belém e, ao terem alta da Santa Casa, participam das atividades da classe hospitalar para não perderem tempo de estudo", informou ela.

Ex-aluna do Espaço Acolher, Maria de Nazaré de Almeida Souza se emociona ao segurar o “Caderno Pedagógico” em suas mãos. Ela lembra que quando foi atendida pelo espaço, esse material didático ainda não existia. “É uma coisa linda; é uma beleza mesmo. Porque fala de nossas vidas, nas nossas comunidades, dos nossos costumes. Eu aprendi as coisas aqui e eu vejo, hoje, que as crianças vão aprender muito melhor vendo as coisas que eles conhecem, do dia a dia delas com esse livro maravilhoso”, afirmou, emocionada Maria de Nazaré.

Texto: Ailson Braga
Fotos: Eduardo Rosas

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