Notícias

Edmilson Rodrigues faz certificação digital junto à Imprensa Oficial
16/02/2021
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues faz a sua certificação digital junto a Ioepa
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e o presidente da Ioepa, Jorge Panzera
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Equipe da Ioepa que realizou a certificação digital junto ao prefeito Edmilson

Reforçar a parceria entre a Prefeitura de Belém e a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) e garantir um serviço de qualidade em certificação digital. Estes foram os objetivos alcançados pela equipe de servidores da Ioepa que foi até ao gabinete de Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém, na manhã de segunda-feira (15) para colher os dados e fazer a certificação digital do prefeito. 

Thiago Campelo, coordenador da Autoridade de Registro (AR) - agência emissora de certificados digitais da Ioepa – explicou que o trabalho ocorreu de forma rápida, sem impactar a agenda do chefe do Executivo municipal. “Quero agradecer ao bom trabalho da Ioepa, a rapidez, a eficiência e a segurança que o certificado digital traz”, disse Edmilson Rodrigues. 

Campelo informou também, que além do e-CPF do prefeito, a AR da Ioepa também fez o e-CNPJ do Programa de Saneamento da Bacia Estrada Nova (Promaben), o programa de saneamento municipal, com o objetivo de contribuir para resolver os problemas socioambientais que afetam os habitantes da Bacia Hidrográfica Estrada Nova de Belém, do qual Edmilson Rodrigues é o gestor. 

Jorge Panzera, presidente da Imprensa Oficial, disse que a certificação digital de Edmilson Rodrigues e do Pronaben devem incentivar outros gestores e órgãos públicos municipais a fazer o mesmo junto à autarquia estadual. “A parceria com o prefeito de Belém que estimular os administradores municipais a procurar o serviço oferecido pela Ioepa, que é de qualidade e eficiência reconhecidas em nível estadual e nacional. Inclusive, o governador Helder Barbalho já fez seu e-CPF conosco, assim como muitos gestores do Governo do Estado”, lembrou Jorge Panzera. 

SOBRE A CERTIFICAÇÃO DIGITAL

A Ioepa é uma Autoridade de Registro - agência emissora de certificados digitais - ligada à Autoridade Certificadora (AC) Imprensa Oficial de São Paulo e ao ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Ao emitir certificados digitais, a Ioepa facilita e garante maior segurança nas transações financeiras via rede mundial de computadores. O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica e permite que transações realizadas, via internet, sejam extremamente seguras. Isso ocorre porque as partes envolvidas são obrigadas a apresentar, de forma mútua, suas credenciais; o que comprova a identidade de cada um dos envolvidos no processo.
O serviço é um compromisso social da Imprensa Oficial do Estado (www.ioepa.com.br) e garante o controle e a segurança de informações de diversos tipos de transações eletrônicas; sobretudo com o objetivo de acabar com a distância física, evitar fraudes e falsificações de documentos; reduzir custos com papel, e simplificar a rotina de instituições que precisam de agilidade nos processos, além do total sigilo das informações eletrônicas.

Texto: Ailson Braga
Fotos: Eduardo Rosas

Fonte: