Notícias

Sobre os 30 anos do Programa Balanço do Rock
23/04/2021
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Jorge Panzera (presidente da Ioepa), Hilbert Nascimento (presidente da Funtelpa) e Moisés Alves (coordenador da Editora pública)
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Entrevista de Hilbert Nascimento (presidente da Funtelpa)
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Entrevista de Jorge Panzera (presidente da Ioepa)
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Entrevista de Moisés Alves (coordenador da Editora pública)
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Capa do livro, "Balanço do rock - 30 anos"
Perto de completar dois anos em que foi instituída como parte de uma política de incentivo e fomento à literatura paraense pelo Governo do Estado, vinculada à Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), a editora pública Dalcídio Jurandir celebra o Dia Mundial do Livro, nesta sexta-feira (23), com a entrega de mais um livro editado, os 30 anos do Balanço do Rock. A ação é parte das comemorações dos 131 anos da autarquia.
Com um pouco mais de 130 páginas, o livro conta a história dos melhores momentos do programa da Rádio Cultura, voltado para os roqueiros de plantão. A entrega será às 10h, na sede da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), com a presença do presidente da Ioepa, Jorge Panzera, e do coordenador da editora pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves.
Segundo Jorge Panzera, a data é o momento de homenagear dois grandes escritores que mudaram a literatura no mundo e faleceram nesta data, Wiliam Shakespeare e Miguel de Cervantes. "Nós da Ioepa, dedicamos grande parte do trabalho a produzir livros, incentivando novos autores e valorizando autores de muita tradição em nosso estado, afinal o livro tem um papel importante da vida da humanidade", comentou.
Jorge disse ainda que além do livro sobre os 30 anos do Balanço do Rock, a editora deve entregar no total 64 títulos de escritores paraenses. "O próximo passo será a entrega de seis títulos em parceria com a Universidade do Estado do Pará. Primeiro será entregue na versão para e-book, por meio de uma plataforma da Uepa, e depois os livros impressos", explicou ele.
Segundo o editor e coordenador da editora pública, Moisés Alves, a intenção é entregar 32 mil exemplares até o final do ano, um número considerado relevante em relação ao período da pandemia que vem limitando parte das ações institucionais. " Mais ainda assim vamos tentar cumprir a nossa meta e realizar as entregas", comentou ele.
Na agenda da editora estão em processo de produção livros das quatros linhas editoriais estabelecidas na política pública literária do Governo do Estado, desde agosto de 2019: linha de pesquisa científica, parcerias institucionais, comercial e de editais públicos.
Até 2020, foram entregues 36,8 mil cópias de 33 livros publicados em várias ações de fomento e incentivo à literatura paraense, com lançamentos e venda nas principais feiras do livro em Belém, Santarém e Marabá e em ações literais nas principais universidades públicas.
Texto: Julie Rocha
Fotos: Eduardo Rosas
Ascom/Ioepa

Fonte: