Notícias

IOE comemora 129 anos com
entrega de Espaço de Leitura
10/04/2019

A Imprensa Oficial do Estado (IOE) comemora no dia 14, 129 anos de fundação. Para celebrar a data a autarquia fará na terça-feira, 16, a instalação de mais um Espaço de Leitura do projeto Livro Solidário em uma escola na Cabanagem, e na quarta-feira, 17, haverá um debate, sobre o papel do Estado no incentivo à produção literária.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Maridalva Pantoja, localizada na Passagem Tupy, no bairro da Cabanagem, em Belém, vai receber um acervo de cerca de 200 livros e três estantes, doados pela Imprensa Oficial do Estado, por meio do projeto Livro Solidário, para a montagem do Espaço de Leitura Livro Solidário, que vai funcionar na biblioteca da escola, que atende alunos do primeiro ao quinto ano.

Durante a programação que deve começar às 9h, haverá apresentação artísticas desenvolvidas pelos alunos, além de contação de histórias com os integrantes do projeto bombomLER.

Segundo a coordenadora do projeto de incentivo à leitura Livro Solidário, Ellana Silva, a programação foi montada junto aos professores da escola que têm desenvolvidos neste trimestre, atividades voltadas para família, direitos humanos, combate a violência, e incentivo à leitura.

A escola Maridalva Pantoja possui uma biblioteca, mas precisavam de um acervo maior para poder desenvolver atividades com os alunos. Foi então que eles entraram em contato com o Livro Solidário solicitando o acervo e ganharam muito mais do que somente livros. Foram agraciados com estantes e todo o material visual de identidade do projeto.

Os alunos estão diretamente envolvidos com as atividades: seja de encenação, produção textual, artística, recital, etc. Como a programação vai acontecer próximo do dia 18, quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, e o aniversário de Monteiro Lobato, haverá homenagens ao criador do Sítio do Pica Pau Amarelo também.

“A escola é carente e precisa de melhorias, mas tem um corpo profissional muito interessado em tocar projetos e fazer essa inserção da escola e comunidade. É uma oportunidade que a Imprensa Oficial do Estado, através do projeto Livro Solidário tem de colaborar nessa rede de distribuição de conhecimento através do livro”, pontua Ellana Silva.

Texto: Ronaldo Quadros
Ascom IOEPA

Fonte: Imprensa Oficial