Notícias

Sessão solene marcou os 119 anos
de duas instituições paraenses
06/05/2019
Eduardo Rosas/IOE
O Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e a Academia Paraense de Letras (APL) festejaram seus 119 anos de fundação, em sessão solene que reuniu intelectuais, profissionais de diversas áreas e autoridades paraenses.
Eduardo Rosas/IOE
O presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, disse que as duas instituições são fundamentais para o estado do Pará.

O Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e a Academia Paraense de Letras (APL) festejaram na noite de sexta-feira, 3, seus 119 anos de fundação, em sessão solene que reuniu intelectuais, profissionais de diversas áreas e autoridades paraenses, na sede da Associação Comercial do Pará (ACP), no bairro da Campina, em Belém.

“Estamos vivendo um momento de extrema felicidade ao homenagearmos essas duas instituições que representam, sem dúvida alguma, a cultura da nossa região, do nosso estado e da nossa cidade”, festejou o presidente da APL, Alcyr Meira, que também falou em nome da presidente da IHGP, Anaíza Vergolino, na abertura da solenidade.

Alcyr Meira contou que as instituições “gêmeas” foram fundadas em uma única reunião e por isso merecem uma comemoração em conjunto. “Percorreram os mesmos caminhos, dentro das duas especialidades, engrandecendo de uma maneira indiscutível a cultura paraense, cada uma na sua área, trazendo momentos significantes para a cultura da nossa região e para o nosso estado”.

Durante a cerimônia, a professora Maria de Nazaré Paes de Carvalho, bisneta do governador Paes de Carvalho, doou duas peças valiosas para o acervo museulógico do IHGP, um quadro e um prato de porcelana com o retrato do bisavô.

A APL e o IHGP foram fundados em 3 de maio de 1900, em sessão solene presidida pelo então governador Paes de Carvalho, no Theatro da Paz.

Entre os convidados, o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, disse que a cultura paraense está em festa com os 119 anos das duas instituições que são fundamentais para o estado do Pará. “A IOE quer somar esforços com essas duas instituições para valorizar a cultura do livro, da leitura e da ciência”, comentou.   

Texto: Julie Rocha/Ascom IOE
Fotos: Eduardo Rosas

Fonte: Imprensa Oficial