Notícias

Imprensa Oficial realiza homenagem especial dedicada ao dia das mães
13/05/2019
Eduardo Rosas/IOE
Dia das Mães teve leitura de poemas, dicas de cuidados de beleza, sorteio de brindes e homenagens.
Eduardo Rosas/IOE
No Pará 40% dos lares são chefiados somente por mulheres. Essa é uma realidade cruel que acaba penalizando as trabalhadoras.
Eduardo Rosas/IOE
A luta das mulheres que são mães e têm que cuidar da família, trabalhar e educar os filhos foi o tema central do evento.

A Imprensa Oficial do Estado prestou uma homenagem especial a todas as mães que trabalham na autarquia, na manhã desta segunda-feira, 13. A homenagem do Dia das Mães reuniu servidoras, servidores e convidados no pátio da autarquia, para um lanche reforçado, com leitura de poemas, dicas de cuidados de beleza e sorteio de brindes.

O diretor administrativo e financeiro Robson Marques, representou o presidente Jorge Panzera, e saudou todas as mulheres presentes, mesmo as que ainda não são mães, “mas que ainda vão ter essa experiência”.

Marques destacou o papel de luta das mulheres e, em particular as que são mães e têm que cuidar da família, trabalhar e educar os filhos. “Nós sabemos das dificuldades que as mães trabalhadoras enfrentam para cumprir essa missão. Muitas desempenham ao mesmo tempo o papel de pai e mãe em grande maioria dos lares brasileiros”, reconheceu.

Convidada do evento, a ex-governadora do Pará, Ana Julia Carepa, única mulher a governar o estado, reforçou o papel de chefe de família que as mulheres, em especial no Pará, desempenham. “Aqui no Pará 40% dos lares são chefiados somente por mulheres. Essa é uma realidade cruel que acaba penalizando as trabalhadoras que tem que enfrentar uma tripla jornada”, pontuou.

É o caso da servidora Janaina Costa, 45 anos, casada, mãe de dois rapazes. “Nós temos que trabalhar, dar atenção para os filhos e maridos, e ainda dar conta dos afazeres domésticos. Aí o empoderamento feminino tem que ser conseguido com muita luta”, aduziu.

Apesar de todas as dificuldades que as mulheres enfrentam no cotidiano, ela disse que é uma benção ser mãe. “É o que dá sentido a nossas vidas, pois a maternidade nos impulsiona a proporcionar uma vida melhor para sua família”, afirmou.

Servidora há sete anos, Ivaneide Cavalheiro, de 54 anos, recebeu uma homenagem especial em nome de todas as servidoras. Mãe de dois filhos, ela disse que ficou muito feliz com a homenagem. “É muito bom a gente receber esse carinho. Me senti mais valorizada e estimulada a continuar na luta de trabalhar e cuidar dos meus filhos e netos”, contou.

Durante todo o evento, as mulheres tiveram um momento de carinho ofertado pela autarquia para elevar a autoestima delas. A consultora de produtos de beleza, Patrícia Nascimento, deu algumas dicas de cuidados com a pele, antes, durante e depois de usar maquiagem. Ela disse que a mulher tem que ter um cuidado redobrado com a pele, para evitar problemas de saúde.

“Antes de usar maquiagem, ela (mulher) deve fazer uma limpeza para retirar as impurezas e começar a maquiagem, primeiro com uma base, conforme a cor da pele; depois usar os produtos como lápis, batom e outros produtos que vão realçar as curvas e retirar as imperfeições do rosto; e no final do dia, fazer a remoção de toda a maquiagem que foi usada durante o dia e noite, para evitar irritações e aparecimento de espinhas”, ensinou.

Texto: Ronaldo Quadros
Fotos: Eduardo Rosas 

Fonte: Imprensa Oficial