Notícias

Avanço tecnológico nos 128 anos do Diário Oficial
10/06/2019
Fernando Sette / IOE
Ao longo dos 128 anos o DOE passou por diversas mudanças. A mais significativa é que desde o dia 1º de março, passou a ser 100% digital.
Eduardo Rosas/IOE
A comemoração pela passagem dos 128 anos do DOE vai ocorrer no dia 27 de junho, quando será realizada uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Pará, informou Jorge Panzera.

Nesta terça-feira, 11, o principal produto da Imprensa oficial completa, 128 anos de serviços prestados ao estado do Pará. Ao longo dos anos o matutino editado pela Imprensa Oficial do Estado passou por diversas mudanças. A mais significativa é que desde o dia 1º de março, passou a ser 100% digital.

A mudança para o modelo online fez a Imprensa investir em equipamentos e aplicativos de segurança para garantir a integridade dos sistemas envolvidos em todo o processo de criação e disponibilização do jornal.

Com esse novo modelo, a autarquia passou a utilizar um sistema de fácil impressão para leitores domésticos, com assinatura digital nos arquivos e a disponibilizar os arquivos em provedores de nuvem, confiáveis no mundo todo.

A principal vantagem desse novo modelo é a economia de papel e tinta, além de ser possível controlar todas as etapas do fluxo de produção do jornal, e fazer auditorias especificas para obter melhorias pontuais no sistema online.

O fluxo de Diário Digital começa com o sistema eDiário, por onde são recebidos os conteúdos enviados pelos órgãos do governo a serem publicados no DOE. Em seguida são gerados protocolos para garantir que o conteúdo será publicado.

Com a mudança o leitor passou a confiar mais no arquivo digital disponibilizado, uma vez que os dados armazenados em dispositivos móveis tendem a permanecer apenas digitais.

“Além disso, estamos ampliando cada vez mais o número de visita do portal, que em 2018 chegou há um pouco mais de cinco milhões de acesso, e nos quatro primeiros meses deste ano, após a mudança, já ultrapassou os três milhões de acesso, com o Diário Oficial totalmente digital”, informou o presidente da autarquia, Jorge Panzera.

A perspectiva, explicou ele, é chegar esse ano aos 10 milhões de acesso. “Pra nós, é uma conquista importante, e as comemorações do aniversário do DOE vão também celebrar essas conquistas”, afirmou.

Sessão solene – A comemoração pela passagem dos 128 anos do DOE vai ocorrer no dia 27 de junho, quando será realizada uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Pará, com a presença de diversas autoridades locais e de outros estados, como representantes da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO).

Impresso pela primeira vez em 1891, o Diário Oficial se afirmou ao longo de sua história como veículo de comunicação eficaz por meio do qual a imprensa Oficial efetiva o preceito constitucional de dar publicidade e transparência aos atos praticados pela administração pública.

“Não há sistema democrático sem que seja observado o princípio da publicidade aplicado à administração pública. Por se tratar de atividade pública da administração, os processos que o poder público desenvolve devem estar abertos a todos os cidadãos. Portanto, não é admissível que existam atos sigilosos e confidenciais”, pontuou Panzera.

Para ele, comemorar esses 128 anos de Diário Oficial no Estado, significa celebrar e afirmar princípios essenciais às sociedades democráticas, como o princípio da transparência, sem o qual a democracia seria ilusória.

“Nada mais justo a sessão solene ser realizada na Casa do povo paraense – a Assembleia Legislativa do Estado – espaço onde funcionou a primeira sede da Imprensa Oficial do Estado do Pará - compondo parte relevante de sua história institucional”, finalizou o presidente da IOEPA.

Texto: Ronaldo Quadros
Fotos: Ascom IOEPA

Fonte: Imprensa Oficial