Notícias

Professora da UFPA receberá homenagem na 23ª Feira do Livro
14/08/2019
Eduardo Rosas
Professora Socorro Simões e Jorge Panzera
Eduardo Rosas
Em visita ao acervo de livros editados pela IOEPa
Eduardo Rosas
Ellana Fiama, Socorro Simões e Jorge Panzera


A professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Socorro Simões, esteve na Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) para confirmar sua participação na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Socorro Simões fará parte da programação Pan na Escola, uma ação do Portal do Conhecimento que visa aproximar o escritor do público estudantil.

A professora estará no próximo dia 28, das 8h às 10h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Lenira Teixeira, no bairro da Cabanagem, e falará sobre o tema “Vozes do Imaginário”, quando abordará aspectos de parte de sua extensa pesquisa sobre lendas e mitos da Amazônia. A pesquisadora Socorro Simões receberá uma homenagem dos alunos da “Lenira Teixeira”, que farão uma encenação das lendas e mitos paraenses encontradas em suas pesquisas. “Estou honrada e emocionada ao saber dessa homenagem. Sinceramente não esperava; fui apanhada de surpresa. É bom saber que nós, de alguma forma, influenciamos as novas gerações a conhecer e valorizar a nossa cultura”, afirmou Socorro Simões.

A coordenadora do projeto Portal do Conhecimento, Ellana Fiama, explicou que a ação Pan na Escola é estruturada pela Ioepa, com as Secretarias de Educação (Seduc) e a de Cultura (Secult) para escolha das escolas e escolha dos eixos temáticos. “Como nessa Feira do Livro vai se destacar as diversas vozes do povo brasileiro, como as vozes das mulheres, das pessoas LGBTs e as do imaginário, acreditamos que a pesquisa da professora Socorro Simões com o lendário amazônico, a partir da oralidade das comunidades paraenses, casa perfeitamente com a proposta da feira”, observou Ellana Fiama.

O presidente da Ioepa, Jorge Panzera recebeu de Socorro Simões os livros “Programa Campos Flutuantes – Rumo ao Marajó”, “Traços e Laços da Amazônia” e “Infopap – Dez anos de seminários embarcados”, todos relacionados à divulgação de sua pesquisa sobre o imaginário e o lendário amazônicos e, por sua vez, Jorge Panzera, ofertou à professora os livros “Baú do Sarau” e “Arte da Cosinha”, publicados pela Ioepa.

Texto: Ailton Braga
Fotos: Eduardo Rosas

Fonte: