Notícias

Preparativos para a 23ª Feira Pan-Amazônica do livro
22/08/2019
Imprensa Oficial e escritores paraenses


Escritores paraenses que lançarão suas obras este ano na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e Multivozes se reuniram nessa quarta-feira (21), às 10h, na sede da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) para uma conversa para tirar dúvidas sobre sua participação no evento, além de serem informados sobre as ações e atividades do estande da Ioepa que ocorrerão durante a Feira.

Entre os presentes ao encontro estavam os escritores Cláudio Rendeiro, que relançará os livros “Crônicas de um Ribeirinho” (Epaminondas Gustavo) e “Líricas Ribeirinhas e outras Margens”; Lorena Valente de Oliveira, premiada em concurso literário da Academia Paraense de Letras com o livro “Efemérides”, que será lançado no estande da Ioepa; Nelson Maués (De Mosqueiro a Xangai); Ester Septimio (Mirrão); Jetro Fagundes (Heróis do País da Cabanagem); Apolo de Caratateua (Gapuiando Sonhos); o fotógrafo Mauro Fernandes (Raízes – Quilombos do Marajó); Lincoln Campos (Judith e Tarec); a diretora escolar Carmem Lúcia (Saapeca III); e o advogado Ricardo Washington, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAP-Pará.

O presidente da Ioepa, Jorge Panzera, abriu o bate-papo informando sobre a nova política pública de edições e publicações, que será implantada na atual gestão, e sobre o edital para a publicação de livros inéditos. Panzera reafirmou que espera que a realização da Feira do Livro sirva para estreitar mais os laços entre Ioepa e autores paraenses. “Para que nós possamos, juntos, ter condições de mostra mais trabalhos, lançar novos autores, publicar mais obras inéditas para o público do Pará”, disse Panzera. Ele continuou: “Livros são felicidades encadernadas, já diz o professor Paes Loureiro. E são os livros as que temos de empunhar como armas em busca de uma sociedade mais pacífica, esclarecida e justa. E não há livros sem escritores. Vocês são fundamentais para essa caminhada na luta por um mundo melhor. Nós agradecemos a presença de vocês aqui.”

Em nome de todos os escritores presentes ao encontro Nelson Maués disse que sem a Imprensa Oficial do Estado, muitos deles nunca teriam a chance de publicar. “Nós é que agradecemos a Ioepa pelo respeito com que somos tratados e pela oportunidade que muitos de nós temos de sermos publicados. Por exemplo, várias vezes eu tentei publicar meu livro e fui recusado em leis de incentivo e outras editoras”, disse o autor de “De Mosqueiro a Xangai”.

Quem também destacou a importância do trabalho da Ioepa foi o fotógrafo Mauro Fernandes, que lançará o livro “Raízes”, sobre a realidade dos quilombos marajoaras. “A Imprensa Oficial se preocupa com a qualidade do que publica com um olhar voltado para o social, para a diversidade. A população negra do Marajó está representada nesse meu trabalho, que só teve a possibilidade de ser publicado graças à sensibilidade do grupo de gestores da Imprensa Oficial”, afirmou Fernandes.

Aperfeiçoamento - De acordo com Rodrigo Moraes, que coordena a equipe da editora da Imprensa Oficial do Estado, a atual gestão da Ioepa está em busca de aperfeiçoar o trabalho de publicar trabalhos de relevância e interesse públicos. “Não queremos ser apenas uma gráfica, mas de fato uma editora. Tem que ter qualidade, ter um corpo editorial, uma linha editorial definida. E isso demanda tempo, diálogo, depende de uma construção. A partir dessa Feira do Livro essa política vai ser instituída”, observou Rodrigo.

Ele destacou a importância de se ter uma editora pública com o lançamento do livro “Flauta de Bambu”, do paraense Haroldo Maranhão, que volta a ser impresso após quase 40 anos. “Nossa missão é dar voz a autores consagrados que estão fora de catálogo, mas também incentivar a publicação de novos autores ou autores que não têm chance de ser publicados. E a nossa atuação não se restringirá à capital, mas a todas as regiões do Pará”, informou Rodrigo Moraes.

A Imprensa Oficial do Estado está com um estande de 50 m², um dos maiores da Feira do Livro e Multivozes, a programação da Ioepa inclui cerca de 15 lançamentos da editora com noite de autógrafos, além de programação infantil do Portal do Conhecimento, antigo Livro Solidário, com sarau líteromusical, contação de histórias, rodas de conversas, cafés filosóficos e oficinas.

Serviço: O estande da Imprensa Oficial está localizado em frente à Arena Multivozes. A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro, das 10h às 22h, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Texto: Ailson Braga
Foto: Eduardo Rosas

Fonte: