Notícias

"Flauta de Bambu" é lançado na 23ª Feira do Livro
25/08/2019
Eduardo Rosas
Flauta de bambu de Haroldo Maranhão
Eduardo Rosas
Paulo Maués (revisor do livro), Jorge Panzera (presidente da IOEPa) e Rodrigo Moraes (coordenador da Editora Pública)

O estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) foi palco do lançamento da esperada obra do grande escritor Haroldo Maranhão, “Flauta de Bambu”. O lançamento ocorreu no início da noite deste domingo (25), durante a 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e contou com a presença do presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera; o coordenador da Editora da Ioepa, Rodrigo Moraes; e o profes
sor, escritor e pesquisador Paulo Maués, responsável pela revisão do livro de crônicas de Maranhão.

Rodrigo Moraes, coordenador da Editora da Imprensa Oficial, contou que a atual gestão colocou como um dos objetivos a valorização dos escritores paraenses que têm obras fora de catálogo e que o público encontra dificuldades em obter seus livros. “A ideia é voltar a publicar esses escritores, que estão sem visibilidade há muito tempo”, informou Rodrigo Moraes.

Jorge Panzera disse que a obra volta a circular entre os leitores do Pará, apresentando a linha de autores paraenses fora do catálogo e o lançamento oficial da editora da Imprensa Oficial. A escolha da obra para apresentar a editora foi estratégica e definida entre a Ioepa e o jornalista e crítico literário, Elias Pinto Ribeiro, convidado para fazer a reedição do livro. “Este será o papel da editora da Imprensa Oficial a partir desta Feira do Livro, de reeditar esses autores que fazem parte da história da literatura paraense. Queremos reapresentá-los à sociedade paraense, porque você não encontra muitas obras desses escritores nas livrarias”, observou Panzera.

Paulo Maués destacou que o convite da Ioepa para fazer a revisão lhe deu muito prazer, por poder tomar contato com uma obra rara de Haroldo Maranhão e que exigiu muita pesquisa por parte dele. “O trabalho foi uma parceira entre o jornalista Elias Pinto, a Ioepa e o meu trabalho como revisor. A publicação deste trabalho é o prenúncio de outras publicações; um conjunto que constitui uma obra significativa de extrema importância".

Texto: Ailson Braga
Fotos: Danilo Lima

Fonte: