Notícias

“Prêmio Dalcídio Jurandir 2019” é apresentado pela IOEPa
29/08/2019
Thamiris Dias
Moisés Alves anuncia o edital público para escritores paraenses
Thamiris Dias
Thamiris Dias
Thamiris Dias
Equipe da Editora Pública da IOEPa

Em uma cerimônia simples, mas carregada de significado pela importância para as letras paraenses, a Imprensa Oficial do Estado apresentou na noite desta quinta-feira (29), no estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar, em Belém, o edital “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019”, que vai premiar obras literárias inéditas sobre a cultura e a literatura paraense. Todas as informações foram detalhadas a escritores, autoridades e outros convidados, pelo assessor Moisés Alves, da equipe de coordenação da editora pública da Ioepa, responsável pela elaboração do edital.

O “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” é o primeiro da linha de editais públicos de publicações que a editora do governo do Estado, por meio da Imprensa Oficial, está lançando a partir da instituição do decreto do governador Helder Barbalho sobre a Política de Edições e Publicações. O documento foi assinado na abertura da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no último sábado (24), no Hangar.

Moisés Alves ressaltou que a Imprensa Oficial procurou, neste ano, estabelecer uma política de publicações de livros, revistas, jornais, e-books e cartilhas para o Estado do Pará. “A gente inaugura um tempo de valorização da literatura paraense. A gente está muito feliz porque passa a atender a um pedido que ouvimos muito em todas as viagens que fizemos aos mais diversos municípios paraenses: ‘tudo é muito centrado na capital; nós somos invisíveis. Mudem isso’. Isso começa a mudar a partir deste lançamento”, informou Moisés Alves.

O presidente da Ioepa, Jorge Panzera destacou a importância do papel do edital “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” para o atual momento do governo do Pará. “A missão da Ioepa, dentro do direcionamento da política governamental, é dar voz a todos os grupos sociais, principalmente aos que têm essa voz esquecida ou abafada. O edital é um passo nesse caminho da democratização de acesso; dá chance a todos porque é uma concorrência pública, com recursos públicos e que abrange as 12 regiões do Pará. O melhor caminho é fazer com que novos autores e trabalhos inéditos tenham a chance de competir de igual para igual. É um primeiro passo, que parece pequeno, mas é o começo de um projeto que pretende crescer e se tornar referência na produção literária paraense. Além de fazermos um Estado da biodiversidade, que tem rios que cortam a Amazônia, que tem destaque no agronegócio, sermos um estado de livros, de poesia e de literatura; e para fortalecer uma vocação antiga que vem com Inglês de Souza, José Veríssimo, Dalcídio Jurandir e tantos outros”, definiu Panzera.

O escritor e jornalista Edvaldo Pereira, de Santarém, que irá lançar seu primeiro livro, “Terra Preta”, pela Ioepa nesta sexta-feira (30), esteve presente ao lançamento do “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” e disse de sua felicidade em participar da cerimônia do edital. Ele destacou a importância da iniciativa de lançar o “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019”. “O edital é de extrema importância para quem é do mundo das letras, quem produz literatura. Principalmente quem está fora do eixo da capital, da região metropolitana. O Estado é muito grande e o prêmio tem o objetivo de abarcar as regiões mais distantes, e privilegiar as produções de quem está escrevendo no interior do Pará”, disse

Integração - O “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” visa incentivar a publicação de obras de escritores de todas as regiões de integração do Estado: Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins, Xingu.

Serão premiadas até 13 obras literárias nesta edição, sendo 12 obras em prosa de cada uma região de integração do estado e uma obra que selecionará até 10 poemas de cada região. As obras serão lançadas na 24ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em 2020. A editora da Imprensa Oficial do Estado ficará responsável pela edição e impressão do material.

No total, serão impressos 600 exemplares de cada título, sendo que 70% será dividido entre os autores das obras e 30% será de responsabilidade da Imprensa Oficial, destinados à divulgação institucional, doação às bibliotecas públicas e para fins comerciais. Todas as obras terão formato tradicional: 15,5 x 21,5 cm (fechado), 31 x 21,5 (aberto), com capa em policromia, miolo em preto e branco e orelhas de oito centímetros.

Seleção - Os candidatos ao Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019 devem ser maiores de 16 anos e inscrever apenas uma obra literária. Não serão aceitas inscrições de obras que são sejam inéditas ou que tenham recebido patrocínio de qualquer outra instituição pública ou privada.

O edital será publicado no Diário Oficial do Estado no dia 16 de setembro, quando estará disponível no site da Imprensa Oficial, no endereço: www.ioepa.com.br. O candidato deve preencher o formulário de inscrição, composto por duas partes (dados do candidato e dados da iniciativa artística), sendo obrigatório o preenchimento digital. O formulário, com os dois exemplares dos originais da obra, assim como a cópia do documento de identidade com foto e um currículo do autor, devem ser levados à sede da Imprensa Oficial.

A seleção da obra será feita por meio de uma comissão composta por doze membros, constituídas por profissionais de reconhecida atuação na área artística e literária. Entre os critérios de julgamentos, serão avaliados a qualidade técnico-literária, criatividade e originalidade e o conteúdo expressivo e simbólico.

Editora - A partir de agora, a editora pública vai trabalhar com a edição e impressão de obras em quatro linhas editoriais. A primeira delas, de publicação de autores e títulos fora do catálogo, foi lançada no último domingo (25), com a reapresentação da obra “Flauta de Bambu”, de Haroldo Maranhão, aos visitantes da 23ª Feira do Livro.

Outra linha diz respeito à publicações científicas, acadêmicas e relações interinstitucionais, para valorizar os trabalhos selecionados em parceria com as universidades e instituições. Além da linha editorial de publicações comerciais, que deve atender a publicação e edição mediante pagamento dos serviços com valor de mercado.

Serviço: As informações completas sobre a premiação estarão disponíveis no site da Imprensa Oficial, no endereço: www.ioepa.com.br, a partir do dia 16 de setembro, quando o edital será publicado no Diário Oficial do Estado. As inscrições estarão abertas de 4 de novembro até 13 de dezembro de 2019 e devem ser feitas presencialmente na sede da Imprensa Oficial, de segunda a sexta, das 8h às 14h, na Travessa do Chaco, 2271, bairro do Marco.

Texto: Ailson Braga e Julie Rocha
Fotos: Thamiris Dias

Fonte: