Notícias

Secretária de Educação, Leila Freire faz certificação digital
17/10/2019


A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) recebeu na sexta-feira (11) a visita da secretária de Educação do Estado do Pará (Seduc), a professora Leila Carvalho Freire. A gestora fez seu certificado digital como representante da Secretaria Estadual de Educação. A titular da Seduc foi recebida por Thiago Campêlo, gerente da Autoridade de Registro da Ioepa.

Thiago Campêlo ressaltou a importância da iniciativa da secretária de Educação Pará em estreitar os laços da Seduc com a Imprensa Oficial, em relação tanto às ações dentro do governo como para a composição de futuras parceiras. O gerente da Autoridade de Registro da Ioepa disse que a iniciativa também é importante para a expansão dos projetos da Imprensa Oficial, tendo em vista o uso de seus produtos, como o certificado digital. "A visita da professora Leila Freire serviu para reforçarmos nosso diálogo, visando o fortalecimento do uso da certificação digital pela Seduc, e a divulgação desse serviço junto a outros órgãos públicos", observou Thiago Campêlo.

Leila Freire destacou a importância da utilização da certificação digital para agilizar o trâmite de documentos, reduzir a burocracia e o uso do papel nas repartições públicas. "Com o uso dessa tecnologia reduzimos o número de papéis com as assinaturas convencionais e podemos fazer, de forma eletrônica, a co-validação de assinaturas e dos processos em trâmite na Seduc", explicou.

A secretária Leila Freire ressaltou que a visita também servia para ratificar o desejo da oficialização da parceria entre Seduc e Ioepa , tendo em vista a reprodução de impressos para uso didático e de atividades estruturantes para os alunos da rede pública estadual . "Ano que vem, se tudo correr como esperamos, essa parceira deve estar ativa e vamos oferecer um material de qualidade para nosso público estudantil", disse Leila Freire
Certificação - O certificado digital é uma identidade eletrônica para pessoas ou empresas. Com ele, é possível garantir de forma inequívoca a identidade de um indivíduo ou de uma instituição, sem uma apresentação presencial. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico. Ele é muito útil para agilizar assinatura de documentos, pois é a partir dele que é possível obter a assinatura digital. Ela imprime autenticidade em transações online e outras funcionalidades. São dois tipos de produtos ofertados pela Ioepa: o e-CPF, para pessoa física e o e-CNPJ, para pessoa jurídica.

Para estes produtos, a Ioepa possui dois tipos de certificados digitais: o modelo A1, que é gerado e armazenado no computador pessoal, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens. E o modelo A3, onde os dados são gerados, armazenados e processados em um cartão inteligente ou em Token, permanecendo invioláveis, únicos e com mobilidade.

SERVIÇO:
Em Belém, o serviço é feito na travessa do Chaco, 2271, no bairro do Marco, em Belém. A emissão do e-CPF e do e-CNPJ pode ser feita mediante agendamento, pelos telefones: (91) 4009-7843/4009-7828 ou email: ar@ioe.pa.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.ioepa.com.br

Por Ailson Braga

Fonte: