Notícias

Encontro de Márcia Kambeba com Sebastião Tapajós em Santarém
13/11/2019
Weldon Luciano
Encontro da escritora Marcia Kambeba com o músico Sebastião Tapajós


Por Márcia Kambeba

Desde que cheguei a Belém meu sonho era um dia estar com Sebastião Tapajós e poder conversar. Ouvia sempre sobre ele dos músicos. O gênio do violão, grande compositor. Robertinho Silva, Salomão Habib sempre falaram muito bem dele e isso me deixava com mais vontade desse encontro. Me tornei muito fã.

No tempo dos ancestrais que não é o nosso tempo esse encontro se realiza proporcionado por um amigo jornalista aqui de Santarém. Estou em Belém desde 2012 e foi agora em 2019 que pude conhecer ele.

Estou com trabalho autoral sendo preparado junto com Robertinho Silva ( baterista, músico) amigo do Sebastião Tapajós e nossa vontade era ter o Sebastião Tapajós nesse trabalho de música indígena com o seu lindo violão. Fiz o convite e ele aceitou.

Nosso encontro aconteceu no estande do Instituto dele na 23 feira Pan Amazonica do Livro em Santarém. Uma emoção pra mim. Recebi o convite para ir a sua casa e foi possível apresentar as músicas de meu trabalho com Robertinho Silva a ele e a parceria se formou. Então logo teremos um C D de música indígena com esses dois nomes da MPB.

Me alegra saber que existe um Instituto do Sebastião Tapajós que retrata sua história. Agradeço a Feira Pan Amazônica , a esposa do Sebastião Tapajós dona Thanya e sua acolhida na casa deles. E muito agradeço o jornalista que nos proporcionou esse encontro e me deu esse belo presente.
O PA tem um gênio , um grade ser humano, um músico que nos encanta, uma lenda viva.

Houve troca de presentes eu dei meu livro Ay kakyri Tama de poesias e recebi de Sebastião Tapajós CDs dele ... Me contou de sua trajetória na música, suas parcerias, ouvi seu lindo violão ecoar acordes lindos. E no momento que ele tocava Tucanos apareceram nos galhos das árvores justamente tucano que é meu clã indígena. E ele me disse: os pássaros gostam de música. Eles vieram ouvir. E começaram a voar ali por perto vários tucanos. Foi lindo!

Fonte: