Notícias

Ioepa encerra com sucesso Festa Literária de Santarém
19/11/2019
Ascom/Prefeitura de Santarém
Público presente na 12ª edição da Festa Literária de Santarém


Com o livro “Tupaiulândia”, de Paulo Rodrigues dos Santos, como carro-chefe das vendas, o estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) foi um dos destaques da Festa Literária de Santarém, evento que reuniu um público de aproximadamente 75 mil, entre os dias 9 e 17 de novembro, no oeste do Pará. A Festa literária de Santarém faz parte das ações da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

A Ioepa montou um estande de 30 m², que abrigou atividades educativas, lançamento de obras e informações sobre os serviços prestados pela autarquia, além da venda de outras obras pertencentes ao acervo da Imprensa Oficial. De acordo com Neide Almeida, gerente comercial da Ioepa, o estande da autarquia teve uma das participações mais marcantes em todas as edições da Festa Literária de Santarém. “Este ano, a expressiva atuação da Ioepa no evento é comprovada pelos números. Foram vendidos 140 livros, com ‘Tupaiulândia’, sendo responsável por 40% dessas vendas. Outros livros mais vendidos foram: ‘Terra Preta”, do santareno Edvaldo Pereira; ‘Viagem a Santarém’, de Paulo Maués; e ‘Romanceiro da Cabanagem’, de José Ildone”, informou Neide Almeida.

Encerramento - O presidente da Ioepa, Jorge Panzera, avaliou a atuação da Ioepa na Festa Literária santarena: “Fechamos este ciclo com importantes momentos. O lançamento do livro ‘Tupaiulândia’, que estava fora de catálogo, um livro de muita relevância para a região oeste, acaba sendo um presente para Santarém. Destacamos também a divulgação do edital do ‘Prêmio Dalcídio Jurandir’ que vai publicar obras inéditas”, ressalta Jorge Panzera, presidente da Ioepa.

A Ioepa levou pela primeira vez para a cidade o projeto Portal do Conhecimento, que trabalha a política de acesso ao livro e à leitura, por meio da doação de obras, sensibilizando os estudantes para o contato com a literatura, aproximando o escritor do público estudantil. As escritoras Wanda Monteiro, Marcia Kambeba e Terezinha Amorim participaram de rodas de conversas em escolas públicas de Santarém como parte das ações do Portal do Conhecimento na Festa Literária. O estande da Ioepa ofereceu ainda espaço infantil com jogos de mesa, tatame e um varal para atividades.

Estande movimentado - “Foi um estande com presença permanente de crianças, adolescentes e a turma das escolas, com o papel de movimentar ainda mais o lugar e plantar, nesse público jovem, a cultura do livro. Foi fundamental também a participação do Portal do Conhecimento que levou, junto com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura, para três escolas santarenas, escritores que estiveram na feira, para que eles pudessem ter o contato direto com o estudante”, completou Panzera.

Ainda segundo o presidente, o sucesso da participação da Ioepa no evento foi fruto de um envolvimento conjunto de pessoas, desde diretores, passando por servidores e outros colaboradores que também participaram do evento. “Foi algo altamente satisfatório para o nosso trabalho e demonstra a necessidade de se investir mais em política pública, e retornar não só no período das festas literárias, mas manter uma presença permanente nessa região tão importante para o nosso Estado”, ressaltou o presidente da Ioepa.

A Festa Literária de Santarém é uma parceria do Governo do Pará, por meio da Secult, Ioepa, Seduc e Prefeitura de Santarém, integrando as políticas públicas de fomento ao livro, à leitura e à difusão das linguagens e expressões culturais e artísticas. A ação a teve o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Instalada em uma área de mais de 3.600 mil m², a Feira teve 43 estandes – sendo 23 do Pará e 20 de outros estados. Ao todo recebeu mais de 80 toneladas de livros e cerca de 30 mil títulos expostos, que foram representados por 150 editoras. “Estamos felizes, pois a feira mais do que um espaço de comercialização de livros, se consagra no papel de aproximar leitores e escritores para a construção da cidadania. Este tem sido nosso propósito desde o início, associando ao ato da leitura a perspectiva de estimular o pensamento crítico”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Luis Alberto Figueira.

Texto: Weldon Luciano e Ailson Braga
Foto: Ascom Prefeitura de Santarém

Fonte: