Notícias

Resultado do I Prêmio Dalcídio Jurandir prorrogado para junho
23/04/2020
Moisés Alves (Editora Pública Dalcídio Jurandir - Ioepa e presidente da comissão julgadora do concurso)
Novo cronograma do concurso

A Imprensa Oficial do Estado decidiu prorrogar os prazos estabelecidos no cronograma do edital do concurso de incentivo à literatura paraense “Prêmio Dalcídio Jurandir 2019”. Conforme portaria no Diário Oficial desta quinta-feira (23), o resultado inicial da seleção será divulgado somente no dia 20 de junho de 2020.

Segundo Moisés Alves, da editora pública da Imprensa Oficial do Estado e presidente da comissão julgadora do concurso, a medida levou em consideração o cenário atual de crise sanitária provocada pela contaminação do novo coronavírus no Brasil e no mundo, que levou o governo do Estado a adotar medidas mais rígidas, incidindo também na forma de trabalho da editora pública.

Por uma carta enviada aos habilitados do concurso, a Imprensa Oficial também informou sobre o andamento do concurso. “Mesmo com essa situação não deixamos de trabalhar o edital, depois das fases da publicação, divulgação, inscrição e habilitação, que ocorreram antes dessa pandemia”, justificou Moisés Alves, ao esclarecer que a premiação está na quarta fase, com a análise das obras por uma banca julgadora.

Pelo cronograma atual, após a análise das 70 obras habilitadas no dia 14 de janeiro, restam três fases importantes, a homologação do resultado final (25/06) com as obras e os nomes dos autores aprovados, a assinatura dos contratos (01 a 07/09) e a editoração das obras (13/07 a 13/11). “Depois de todo esse processo, vamos organizar a entrega solene das obras”, informou Moisés Alves.

O edital Prêmio Literário Dalcídio Jurandir foi lançado na 23º Feira Pan-Amazônica do Livro, em agosto de 2019, após a assinatura do decreto do governador Helder Barbalho que instituiu a Política Pública de Edições e Publicações de Livros do Estado do Pará. As inscrições ocorreram de 4 de novembro de 2019 até 14 de janeiro de 2020. Dos 125 inscritos, foram selecionadas 70 obras entre prosa e poesia que estão em processo de avaliação. 

Serão publicadas 12 obras em prosa de cada uma das regiões de integração, mais uma obra com poesias de todas as regiões do Estado. As entrega solene das obras está prevista para o dia 1º de dezembro.

ACESSE O NOVO CRONOGRAMA AQUI: 
https://bit.ly/2zkgH4w

Texto: Julie Rocha
Arte: Márcio Euclides
Ascom/Ioepa

Fonte: