Notícias

Ioepa faz entrega de livro sobre o quadrinho paraense
19/08/2020
Eduardo Rosas/Ioepa
Cássio Tavernard (Secult) e Rodrigo Moraes (Ioepa)
Eduardo Rosas/Ioepa
Cássio Tavernard (Secult), Rodrigo Moraes (Ioepa) e equipe responsável pela encadernação das publicações

A Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), fez a entrega de 400 exemplares do livro “Uma Breve História do Quadrinho Paraense”, de Vince Souza e Otoniel Oliveira, no dia 13 de agosto, na sede da Ioepa. A edição do livro é fruto de uma parceria da autarquia com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Ao todo, a Editora Dalcídio Jurandir irá imprimir mil exemplares de “Uma Breve História do Quadrinho Paraense”.

O diretor de Editoração e Memória da Secult, Cássio Tavernard, recebeu os exemplares e falou sobre a importância da obra. “A ideia do livro surgiu ainda em 2015, em um evento de quadrinhos. No final de fevereiro de 2019, o documentário ‘VHQ’, que foi o embrião do livro, completou quatro anos. Então, nós fizemos o convite para o Vince lançar o livro. A parceria da Ioepa foi fundamental, pois sem ela não conseguiríamos fazer esse livro chegar ao público”, afirmou Cássio Tavernard.

Rodrigo Moraes, coordenador da Editora Dalcídio Jurandir, afirmou que se sente orgulhoso de ter contribuído para a divulgação de uma parte importante da cultura popular paraense, com a impressão do livro sobre quadrinhos entregue à Secult. “Além de cumprirmos o nosso papel institucional de divulgar, apoiar e fomentar a política pública de acesso ao livro e à leitura, com essa publicação estamos dando a conhecer às pessoas, toda uma história que estava oculta do grande público; a trajetória de artistas do traço e dos quadrinhos que atuaram e ainda atuam no Pará. Para nós, da Editora Dalcídio Jurandir e da Ioepa, é um grande orgulho ter participado disso e uma grande honra”, opinou Rodrigo Moraes.

A Ioepa e a Secult também trabalham em parceria na publicação do selo Violões do Pará, que já publicou um livro sobre a vida e a obra de Sebastião Tapajós e, agora, preparam-se para homenagear o violonista Nego Nelson.

Fonte: