Notícias

Livros da Ioepa sobre a Cabanagem ganham exposição em Icoaraci
14/01/2021

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), por meio da Editora Pública Dalcídio Jurandir, promoveu no sábado (9), uma exposição de livros e lançou um cartaz comemorativo aos 186 anos da Cabanagem, ilustrado por Paulo Magno, com arte gráfica de Moisés Alves, o qual foi distribuído no evento.
O evento da Ioepa ocorreu em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), na Estação Cultural do Distrito Icoaraci , fazendo parte da ação Preamar Cabano, que homenageou os 186 anos da chamada revolução popular paraense, a Cabanagem.
Entre os livros da exposição estavam “Heróis do País da Cabanagem”, de Jetro Fagundes; “Romanceiro da Cabanagem”, livro de poesias de José Ildone; “Moedas”, de Álvaro Martins; e “Cabanagem Documentos Ingleses”, de autoria de David Clery. Todos estes títulos foram produzidos e publicados pela Imprensa Oficial do Estado do Pará.
Para Moisés Alves, editor da editora pública que representou a Ioepa no evento, esse tipo de parceria é importante para fortalecer laços entre instituições que promovem o fomento à cultura e à literatura paraenses. “Nós, da Ioepa, por intermédio da Editora Pública Dalcídio Jurandir, estamos planejando um conjunto de atividades como esta que está acontecendo aqui, na Estação Cultural de Icoaraci. É uma forma, também, de divulgar os trabalhos da editora e das obras dos autores que publicamos”, afirmou Moisés Alves. E complementou: “É sempre importante misturar literatura com música e arte, ainda mais em homenagem à esta data importante para o povo paraense, comemorando a grande revolução cabana. Nossa exposição veio reforçar e fazer esse resgate histórico.”
Para Stefani Henrique, gerente da Estação Cultural de Icoaraci, da Secretaria de Cultura do Estado, eventos como aquele têm sido importantes para o fortalecimento do espaço de cultural de Icoaraci. “Além disso, as parcerias coma Ioepa sempre serão bem vindas”, declarou Stefani Henrique. A atividade contou também com a presença da agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva; do presidente da Funbosque, Alickson Lopes; e Júnior Soares, diretor de Cultura da Secult.

Fonte: