Notícias

Imprensa Oficial participa do projeto Hora da Leitura
30/04/2021
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Jorge Panzera (presidente da Ioepa) participa do lançamento dos projetos "Hora da Leitura" e "Sons da Liberdade"
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa

A Imprensa Oficial do Estado Pará participou do início do projeto “Hora da Leitura”, uma parceria a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que tem o objetivo de levar cultura aos servidores da Seap. O presidente da Ioepa, Jorge Panzera, esteve na cerimônia de começo dos trabalhos do projeto, ocorrido de forma online pelo canal de You Tube da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), nesta quinta-feira (29), às 15h. 

Na ocasião também foi apresentado o projeto "Sons de Liberdade", que levará aos custodiados terapia sonora e formação profissional em áreas técnicas da ópera a casas penais, além de espetáculos de grupos de naipes da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e Amazônia Jazz Band.

Jorge Panzera falou da felicidade de participar da parceria com a Seap no projeto que vai disponibilizar leitura aos que trabalham na área de segurança das casas penais paraenses. “Nossa satisfação se amplia com a chance de podermos oferecer aos policiais penais e agentes prisionais do Pará, os 150 livros de 20 títulos de autores paraenses do acervo da Ioepa. São autores que falam de nossa realidade, de nossa cultura e de nossas raízes, coisas que a Ioepa divulga e prestigia”, disse.

Panzera também destacou a honra de entre os títulos oferecidos pela Ioepa estarem incluídos os do juiz e comediante Cláudio Rendeiro, o Epaminondas Gustavo, vítima da Covid-19. “O juiz Cláudio Rendeiro, quando estava vivo e atuando na área jurídica, era um dos que acreditavam na mudança das pessoas e da sociedade; ele foi vítima dessa doença que muitos ainda negam e desprezam, mas que deve se levada a sério por todos. Os livros não mudam o mundo, como dizia Mario Quintana, mas mudam as pessoas que vão transformar o mundo. Essa é nossa contribuição para esse projeto importante e bem-vindo, o Hora da Leitura”, avaliou o presidente da Imprensa Oficial.

Entre as diversas autoridades que participaram do evento estavam fala agora o juiz titular da Vara de Execução Penal da Região Metropolitana De Belém, Deomar Barroso, a secretária de Cultura, Ursula Vidal; e o presidente da Fundação Cultural do Pará, Guilherme Relvas.

Texto: Ailson Braga
Fotos: Eduardo Rosas 
Ascom/Ioepa

Fonte: