Notícias

Ioepa participa de júri de concurso do Sindcon/Secovi
03/11/2021

A parceria entre a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), por meio do Portal do Conhecimento, e o Sindcon/Secovi/PA ganha mais um capítulo com a participação da assessora do projeto da Ioepa, Lana Santos, convidada para representar a autarquia como integrante do júri do concurso cultural “Calendário o Sindcon/Secovi/PA”, que chega à sua 21ª primeira edição.

Lana Santos é mestra em Educação e doutoranda na mesma área. Ela disse que a parceria do Portal com o sindicato se dá pela campanha de arrecadação de livros “Doe Livros, Doe Conhecimento”, na qual o Sindicon/Secovi tem atuação importante com pontos de coleta de livros para o Portal do Conhecimento em dezenas de condomínios da região metropolitana de Belém.

O concurso é o mais tradicional e importante projeto cultural e social promovido anualmente pelo Sindicato da Habitação. Voltado para alunos da Educação Infantil até o 5° ano do ensino fundamental, de escolas particulares e públicas do Estado, este ano o certame tem como o tema “Saúde”. Com a conclusão do concurso deste ano, o Sindcon/Secovi chega à marca de 504 crianças premiadas em 20 anos.

O tema escolhido tem a ver com o momento atual que o mundo atravessa com a pandemia do novo coronavírus. Em 2020, o concurso deixou de ser realizado devido à covid-19. O presidente do Sindcovi, Nazareno Nogueira disse que no retorno do concurso seria impossível deixar de abordar a situação atual. “O concurso prima pelo cunho educativo e de conscientização, já que a tarefa dos estudantes, sob a orientação de seus professores, é desenvolver frases ou desenhos sobre o tema proposto. Este ano, os alunos mesmo remotamente realizaram trabalhos sobre o tema ‘Saúde’ e puderam focar nos seguintes subtemas: importância dos hábitos de higiene; uso de máscaras; importância do isolamento social; e vacinas salvam vidas”, informou Nazareno Nogueira.

Os trabalhos foram avaliados por seis jurados no último dia 27 de outubro e a cerimônia de premiação acontecerá em dezembro. Todos os trabalhos selecionados (doze desenhos e doze frases) ilustrarão o Calendário Sindcon/Secovi/PA 2022. Os vencedores também receberão troféus e prêmios em dinheiro.

Jurados  - Este ano, a escolha dos melhores trabalhos foi realizada pelo seguinte júri de desenho: Paulo Emmanuel (chargista); Maciste Costa (escritor/ilustrador); Severo Filho (publicitário); enquanto que o júri de frases foi composto por Lana Santos (assessora da Ioepa); Daniel Leite (escritor/advogado);  e Ed Pessoato (escritor).

Fonte: Ioepa