Notícias

Titular da Sedap faz certificação digital na Ioepa
03/01/2022

O atual secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Corrêa Queiroz, esteve nesta segunda-feira (3) na Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) para fazer o seu certificado digital de pessoa jurídica como titular da  Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Giovanni Queiroz já possui o certificado digital como pessoa física. “A certificação digital agiliza o trabalho e garante segurança nas transações e contratos feitos nos meios eletrônicos”, afirmou Queiroz.

 

Acompanhado de Jorge Santa Brígida, chefe de gabinete da Ioepa, e de Roony Oliveira, assessor da Imprensa Oficial, Giovanni Queiroz recebeu na hora o seu certificado.

 

Aos 75 anos e médico de formação, Giovanni Queiroz está à frente da Sedap pela segunda vez. Já atuou como prefeito do município de Conceição do Araguaia (1977 a 1982), deputado estadual (1987/1991) e deputado federal por cinco mandatos.

 

Entre as funções também já exercidas, foi superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) entre 2003 e 2004, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (2015) e presidente nacional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em 2016 e secretário de Políticas Públicas de Emprego.

 

SIGILO E SEGURANÇA - O objetivo do certificado digital é facilitar e garantir maior segurança nas transações financeiras via internet. O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade.

 

Funciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica e permite que transações realizadas, via internet, sejam extremamente seguras. Isso ocorre porque as partes envolvidas são obrigadas a apresentar, de forma mútua, suas credenciais; o que comprova a identidade de cada um dos envolvidos no processo.


O serviço prestado pela Imprensa Oficial do Estado do Pará também tem como objetivo acabar com a distância física, evitar fraudes e falsificações de documentos; reduzir custos com papel, e simplificar a rotina de instituições que precisam de agilidade nos processos, além do total sigilo das informações eletrônicas.

 

A Ioepa é uma Autoridade de Registro - agência emissora de certificados digitais. Está ligada à Autoridade Certificadora (AC) Imprensa Oficial de São Paulo e ao ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).


 

 

Fonte: Ioepa