Notícias

Belém é a sede da reunião nacional de Imprensas Oficiais
01/04/2022

Representantes das Imprensas Oficiais dos Estados do Pará, Amapá, Maranhão, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba e Sergipe participaram de mais uma rodada de debates da 60ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO), na manhã desta sexta-feira (1º), no Grand Mercure Hotel, em Belém.

A reunião foi marcada pela discussão sobre a nova Lei de Licitações (Lei n. 14.133/21), que trata das licitações e contratos administrativos. A nova lei estabelece que os processos licitatórios serão feitos por meios eletrônicos, em um processo online.

A gerente de Núcleo, da Imprensa Oficial do Amapá, Mauryane Pacheco, apresentou uma nova visão sobre o intercâmbio tecnológico entre as imprensas oficiais. Ela destacou a importância de trazer funcionários para o meio tecnológico. "Todos de uma época mais antiga que trabalham conosco, sentiram dificuldade. Aqueles que tiveram interesse, nós fomos ensinando com paciência e aos poucos eles foram se adaptando. Hoje em dia, eles nos propõe várias ideias de melhorias. Foi um grande avanço para todos", afirmou.

"Eu posso dizer que a reunião está sendo vitoriosa para nós. No primeiro dia, nós tivemos uma discussão sobre tecnologia que hoje domina cada uma das Imprensas Oficiais. A Segrase, desde 2012, não produz mais o jornal impresso, e isso é um lucro muito grande, tanto pela velocidade, quanto pela segurança, e todo o sistema que auxilia a nossa equipe", destacou Milton Alves, presidente da Serviços Gráficos da Paraíba (Segrase).

Raquel Fialho, diretora geral do Diário Oficial do Maranhão, destacou a participação das imprensas na reunião. "O evento da ABIO é sempre muito agregador, porque ele trás oportunidade para que as Imprensas apresentem suas dificuldades e para que nós, em conjunto, possamos encontrar a melhor saída."

A reunião será encerrada na tarde desta sexta-feira, com o lançamento do livro n° 100, da editora pública Dalcídio Jurandir, da Ioepa. A obra "Territórios Insulares - Saberes da Biodiversidade Amazônica e seus processos Produtivos", é uma parceria da Ioepa com a Universidade do Estado do Pará (Uepa).

*Texto de Brenda Menezes (Ascom / Ioepa)

Fonte: ASCOM IOEPA