Notícias

Estudantes da Escola Salesiano do Trabalho conhecem gráfica da Ioepa
18/03/2022

Estudantes dos módulos finais do curso de Auxiliar de Produção da Escola Salesiano do Trabalho visitaram a sede da Imprensa Oficial do Estado, na manhã desta sexta-feira (18) para conhecer todo o trabalho que a autarquia desenvolve na produção e impressão de materiais gráficos.

Recebidos por técnicos da Ioepa, os estudantes percorreram cada setor da autarquia, começando com uma introdução sobre a importância do Diário Oficial do Estado em dar transparência pública aos atos oficiais do Governo do Estado e sobre todos os outros serviços que são ofertados à sociedade.

Segundo a professora Edilene Monteiro, a visita foi solicitada para complementar a carga horária dos estudantes dos turnos da manhã e tarde. "Como são jovens aprendizes e estão entrando no mercado de trabalho foi uma forma de mostrar o processo de produção dentro da área deles", explicou.

 

A visita teve início pela loja da Ioepa, onde estão lotados os técnicos que cuidam da certificação digital, das pesquisas e publicações no Diário Oficial, dos orçamentos gráficos e da venda dos livros publicados pela editora pública Dalcídio Jurandir.

 

Logo depois os jovens aprendizes seguiram para conhecer o arquivo onde estão guardados todo o acervo do Diário Oficial, desde as primeiras versões impressas até as últimas edições, datadas de fevereiro de 2019, já que a partir do dia 1° de março daquele mesmo ano, o matutino oficial do Governo passou a ser totalmente digital.

 

O presidente da Imprensa Oficial do Estado, que acompanhou os jovens até o parque gráfico, disse ser uma alegria receber as turmas da Escola Salesiano do Trabalho, já que uma parte dos gráficos da Ioepa também estudaram naquela escola.

O lado do assessor da Diretoria Industrial da Ioepa, Fabrício Piani, Panzera aproveitou para mostrar os exemplares do Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Estado que ainda são impressos na mesma máquina onde se imprimia o Diário Oficial do Estado. "Agora nosso Diário é totalmente digital, mas aqui neste parque também imprimimos outros materiais gráficos e livros que vocês terão a chance de vê-los nas estantes da editora".

 

Panzera também deu as boas vindas aos estudantes. "Queria dizer que esse caminho que vocês buscaram, a partir da qualificação profissional, é o melhor caminho para buscar uma alternativa de vida profissional. Quero desejar a cada um de vocês sucesso e que possam alcançar a realização profissional no caminho que vocês escolherem".

 

Ao final da visita, os estudantes conheceram a editora pública Dalcídio Jurandir e receberam alguns exemplares lançados recentemente. "A visita foi muito boa porque agregou bastante conhecimento, principalmente no meu curso, pois se algum dia eu quiser trabalhar na área já sei mais ou menos como é", disse a aluna Jamile Alecssandra, de 21 anos.

 

"Achei bem interessante que o jornal passou a ser digital, porque demostra uma coisa evolutiva. Também gostei bastante da visita porque peguei muita informação que não conhecia, tanto do certificado digital quanto da gráfica", comentou o estudante Jean Baía Silva, de 17 anos.

Texto: Julie Rocha - Ascom/Ioepa

Por Governo do Pará (SECOM)

Fonte: ASCOM IOEPA