Notícias

Comemoração de Servidores aos 132 anos da IOEPA
20/04/2022

Servidores recebem kits de copos e canecas reutilizáveis nos 132 anos da Ioepa

Servidores e colaboradores da Imprensa Oficial do Estado foram homenageados em uma festa para comemorar 132 anos da autarquia, fundada em 14 de abril de 1890. A ação ocorreu por volta das 11h, no estacionamento da Ioepa, com um almoço regado a música ao vivo, distribuição de brindes e de kits de copos e canecas sustentáveis e personalizados do programa + Atitude.

O presidente da Imprensa Oficial do Estado, Aroldo Carneiro, lembrou a importância da comemoração de um órgão “centenário que surgiu com uma ação institucional de publicizar os atos do governo e que é um dos instrumentos de transparência pública administrativa muito importante para a sociedade civil organizada”.

Ele citou as últimas políticas públicas adotadas na gestão do governador Helder Barbalho, em especial a criação da Editora Pública Dalcídio Jurandir, em agosto de 2019, com editais públicos e publicação de livros que valorizam os autores e a literatura paraense.

Valorização - Também foi pauta das comemorações dos 132 anos reuniões de negociação com a comissão da Associação de Servidores da Imprensa Oficial do Estado (Asiopa), com o objetivo de manter um canal permanente de negociação para melhoria das condições salariais e de estrutura física dos servidores.

“A gente verifica que o governador Helder Barbalho tem um tratamento especial ao conjunto do funcionalismo público, com uma política permanente de reajuste salarial e de valorização do vale alimentação. Por esse mesmo motivo, nós também mantivemos esse canal de diálogo aberto para buscar inclusive melhorias salariais, reorganização da estrutura da Ioepa e ampliação de servidores efetivos via concurso público”, acenou ele.

Segundo ele, já foi iniciado um diálogo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) para tratar de pautas relacionadas ao déficit de servidores da Ioepa. “Essa demanda é fruto de um conjunto de servidores que se aposentaram, aguardando aposentadoria e já estão desligados do órgão, de servidores que vieram a óbito por conta da Covid-19 e de licenças saúde e licenças prêmio que colocam um déficit de servidores muito grande na autarquia”.

Segundo o diretor administrativo e financeiro da Ioepa, Moisés Alves, esses 132 anos é um registro histórico de memória das ações governamentais e das ações do estado paraense. "Essa gestão buscou fazer renovações de duas maneiras, com a publicação de um diário online buscando uma política ambiental de eliminação do papel e construída uma política pública do livro e da leitura com o Portal do Conhecimento e a Editora Pública Dalcídio Jurandir”.

A gerente de controle interno da Ioepa, Ruthtlene Quaresma, falou da importância de evidenciar o aniversário da Ioepa. “É uma data muito significativa de mais um século de existência que faz a gente pensar o quanto o órgão fez e faz pela vida de tantos profissionais e servidores que já passaram por aqui e que estão aqui”. Ela faz parte do quadro de servidores da autarquia desde 2012, já passou por diversos setores, como o de contabilidade, patrimônio, auditoria e hoje integra a Unidade de Controle Interno, que tem o papel de analisar para que todos os processos administrativos sejam finalizados em conformidade com as exigências do Tribunal de contas do Estado.

*Programa + Atitude*

Após os discursos e homenagens, foi servido um almoço aos servidores que também receberam um kit com canecas e copos do programa + Atitude, ação intersetorial de comunicação interna que visa trabalhar diversos temas com os funcionários relacionados a mudanças de comportamentos e atitudes sustentáveis, de ecologia, saúde e meio ambiente.

Carla Dinelli, da gerência administrativa da Ioepa, explica que a ação vai impactar positivamente numa mudança de comportamento entre os servidores. “Tínhamos um desperdício de 1.200 copos descartáveis semanais e isso preocupava muito a gente com relação ao meio ambiente”. Por isso, avaliamos que seria importante fazer a distribuição dos kits reutilizáveis a cada servidor, com o intuito de diminuir esse impacto ambiental.

Além disso, a Ioepa reforçará o uso interno dos kits reutilizáveis a partir de campanhas de comunicação e divulgação do programa +Atitude, com afixação de cartazes nos murais de aviso e publicação de cards nas redes sociais.


Texto: Julie Rocha

Fotos: Fernando Nobre

Ascom/Ioepa

Fonte: ASCOM IOEPA