Notícias

Noite cultural abre comemorações dos 50 anos das obras de Walcyr Monteiro
06/05/2022

Uma noite de exaltação à cultura popular paraense marcou a sexta-feira ( 6), abrindo as comemorações dos 50 anos da série “Visagens e Assombrações de Belém”, publicada pela primeira vez no dia 7 de maio de 1972.

O evento ocorreu no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém e foi organizado pelo filho e curador da obra de Walcyr Monteiro, Átila Monteiro, reunindo familiares, amigos, escritores, autoridades e admiradores da obra do escritor Walcyr Monteiro, criador da série, falecido em 2019.

A Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) foi representada pelo presidente Aroldo Carneiro e Moisés Alves, diretor administrativo e financeiro da autarquia.

Durante as comemorações, os convidados puderam prestigiar uma exposição dos livros lançados pelo escritor, encenação de algumas histórias dos personagens principais desse universo, como o Boto, a “Moça do Táxi” e a Matinta Perera, comandadas pelo ator Paulão.

Trata-se de um importante evento que resgata as obras do jornalista, professor e escritor Walcyr Monteiro. É um projeto muito importante dirigido pela Fundação Cultural do Pará", comentou Aroldo Carneiro.

Segundo Moisés Alves, Walcyr foi um grande escritor paraence, especialista em contos de assombração. "Para nós da Ioepa e da Editora Pública Dalcídio Jurandir, exergamos com muita importância o resgate das obras desse grande escritor paraense. O resgate da memória e das obras de Walcyr engrandece a cultura e a literatura paraense. Indico a leitura dos livros desse talentoso autor para todos", comentou.

Biografia - Walcyr Monteiro nasceu no dia 27 de janeiro de 1940, na cidade de Belém do Pará. Jornalista profissional, trabalhou e colaborou com diversos jornais e revistas.

Atuou como professor de ensino médio e superior nas disciplinas Antropologia Cultural, Economia Brasileira e Ciência Política na área da educação. Presidiu o Centro Paraense de Estudos do Folclore e foi secretário do Instituto Histórico Geográfico do Pará. Também ministrava palestras sobre folclore.

O livro “Visagens e Assombrações de Belém” foi utilizado como base para produção do roteiro do longa-metragem Lendas Amazônicas (1998), e o curta-metragem Visagem (2006).

Fonte: ASCOM IOEPA