Notícias

Lançamentos da Editora da Ioepa estão em exposição na Festa Literária de Santarém
03/12/2023
Foto Divulgação
Foto Divulgação

A programação vai até às 21h deste domingo (3)

Acontece neste domingo (3) os lançamentos da Editora Publica Dalcídio Jurandir que estão à disposição dos leitores do oeste do Pará, no estande da Imprensa Oficial do Estado, na Festa Literária de Santarém realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Os visitantes que ainda não conhecem as publicações da editora terão a chance de conferir os títulos que estão em exposição e que fazem parte do acervo da Imprensa Oficial, desde a criação da Editora da Ioepa, em 2019, no espaço até às 21h de hoje (3).

“Nesse período de quatro anos de criação da Editora já publicamos mais de 180 títulos e já percorremos as festas literárias de Cametá, Castanhal, Altamira e agora Santarém, para finalizarmos em Bragança, além da feira principal que ocorreu em Belém, no mês de setembro, na qual lançamos 42 títulos de autores paraenses”, informou o presidente da Ioepa, Jorge Panzera.

Entre as obras expostas na Feira Literária de Santarém, no oeste do Pará, estão os recentes livros, como “Neuton Miranda - Memórias de Resistência e Luta por Liberdade Política”, organizada pela professora doutora Leila Mourão e pelo jornalista e escritor Ismael Machado. A obra foi um dos mais importantes livros lançados na 26ª Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em setembro deste ano.

Também estão em exposição os livros”Contos Infantis”, de Haroldo Maranhão, “Flauta de Bambu”, a série “Violões Paraenses - Sebastião Tapajós”, os estudos sobre a obra de Dalcídio Jurandir e o livro Bruno de Menezes, o etnógrafo da Amazônia, de Rodrigo Wanzeler.

“Obras Reunidas de Antonio Juraci Siqueira”, que reúne cinco livros sobre os quarenta anos de trabalho do autor com a literatura popular; “Crônicas de Baião”, organizado por Josias Favacho, e outras obras regionais.

Além de conhecer os livros do estande, os visitantes também tiveram a oportunidade de se informar um pouco mais sobre o trabalho da Editora da Ioepa com a apresentação, na noite do último sábado (02), do coordenador Moisés Alves, que aproveitou para divulgar as produções já realizadas nas quatro linhas editoriais e falar sobre os editais públicos.

“Nosso primeiro edital, lançado em 2019, trouxe a cena literária e cultural obras de importantes escritores que também estão circulando com a editora nestas festas literárias pelo estado do Pará.

Nós estamos com as inscrições abertas do 2° Prêmio Literário Dalcídio Jurandir e vamos aguardar os trabalhos dos escritores dessa região”, disse ele. 

A Festa Literária de Santarém encerra a programação na noite deste domingo (3) com a divulgação da produção literária do Baixo Amazonas, com mesa redonda, roda de conversa e carimbó, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós.


Fonte: Ascom IOEPA